Breno avança em recuperação e está próximo de retornar ao futebol

O zagueiro do Vasco, não joga desde 2018 e voltou a treinar com o grupo antes da pandemia do coronavírus

Sem definição do retorno do futebol brasileiro, devido ao Covid-19, que paralisou o país, não se pode cravar uma data para a volta do zagueiro Breno, de 30 anos, ao futebol. O atleta ainda não foi liberado pelo departamento médico, mas sua fase de recuperação é considerada “estágio 5 para 6”:

“O Breno está no estágio que chamamos de 5 para 6. O estágio 6 é quando o jogador está totalmente integrado ao grupo, faz todas atividades. Fizemos um programa de treinamento que envolve atividade com o grupo, mas com consciência que ele tem necessidades especiais que tentamos suprir, em treinos específicos para ele “, disse o diretor médico do Vasco, Marcos Teixeira.

Breno e Ricardo Graça. Foto: Hector Werlang
Breno ao lado de Ricardo Graça, em treino do Vasco. Foto: Hector Werlang

Durante 2019, o jogador já tinha retornado ao treinamento com o restante do grupo, mas por conta de dores, voltou ao departamento médico.

Além disso, Breno sofreu tratamento nos dois joelhos, por médicos que não eram do Vasco. Sua última cirurgia foi para reconstituir o ligamento colateral lateral do joelho esquerdo.

” Ele foi submetido a tratamento nos dois joelhos, fora do clube. Foram tratamentos complexos no ponto de vista médico. Exigiram uma reabilitação mais demorada e complexa. Agora acreditamos que ele tenha atingida um grau de preparação física, força muscular, que permite que ele faça os treinamentos e se mantenha nesse nível, sem regredir, de forma sustentada”, concluiu Marcos.

A última vez que o atleta entrou em campo foi diante da LDU, pela Copa Sul-Americana de 2018, no dia 9 de agosto. Seguindo um tratamento mais progressivo e lento, a expectativa é de que o Breno retorne e não sinta mais dores no local.

Foto de capa: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br