Campeões! Entenda toda essa confusão por trás do título vascaíno

O Club de Regatas Vasco da Gama conquistou a Taça Guanabara nesse último domingo (17/02) ao vencer o Fluminense por 1×0.

Depois de 3 anos sem vencer a taça e muitas confusões em razão de quem utilizaria o lado Sul do estádio, o grito de campeão do 1° turno ecoou pelo Maracanã. Comemoração essa que prevaleceu mesmo após vários acontecimentos lamentáveis para o futebol no Rio. Primeiro, durante a madrugada, a desembargadora Lucia Helena do Passo determinou que a partida fosse disputada com portões fechados. Já de manhã, haveria a possibilidade da ação ser revertida, o que não aconteceu.

De tarde, o Vasco anunciou que pagaria a multa de 500 mil reais para abrir os portões e, sucessivamente, uma liminar chegaria ao Jecrim do Maracanã. Liminar essa que demorou pra chegar e quando chegou, o jogo já havia começado. Logo depois, foi dada a informação que os portões seriam abertos, porém mais uma vez não foram. E nesse caso, o Ministério Público determinou que o jogo não teria torcida, em definitivo.

Dada as circunstâncias, 30 mil torcedores no lado de fora do estádio ficaram insatisfeitos – o que era esperado – e começaram a surgir brigas entre alguns. Muitos vascaínos inocentes como crianças, mulheres e idosos ficaram assustados. Além disso, uma boa parte dos cruzmaltinos sofreram com os efeitos do gás de pimenta aplicado pelos policiais e as balas de borracha disparadas. Repito, mais uma vez, cenas lamentáveis para o futebol carioca.

Mudança de rumo

Mas com 30 minutos de jogo uma esperança surgiu: os portões seriam abertos devido a outra decisão judicial.
Os torcedores entraram, comemoraram e viram o Vasco ser campeão em cima do tricolor carioca mesmo sendo inferior em algumas partes do jogo. Porém, fica a pergunta: era necessário tudo isso? Toda essa indecisão, toda essa confusão? Toda essa violência com torcedores que apenas queriam ver seu time jogar?

Bom, infelizmente de qualquer maneira é um dia que ficará marcado para a história do futebol brasileiro porque houve toda essa confusão sem necessidade alguma. Uma briga do Fluminense pelo setor Sul, mas que só o pertencia em partidas com seu mando de campo. Aliás, o próprio consórcio do Maracanã havia desmentindo qualquer contrato falando do setor que fica localizado no lado direito. Um dia que ficará marcado por toda essa bagunça sem necessidade. Que sirva de exemplo para o futuro. Enfim, parabéns ao Vasco por conquistar a Taça de forma invicta. Que 2019 seja um ótimo ano para os vascaínos, que já começaram com o pé direito.

Foto de capa: Rafael Ribeiro/ Vasco.