O Vasco apresentado por Alberto Valentim em 2019

Na temporada passada, em 2018, o técnico Alberto Valentim foi contratado para livrar o Vasco das chances de rebaixamento, e permanecer com o time na primeira divisão. Em diversas oportunidades, o treinador declarou que tentou impor seu estilo de jogo na equipe, mas pela falta de sorte e entendimento dos atletas, acabou reformulando suas ideias.

O Vasco, ainda em 2018, enfrentou o Ceará na última rodada precisando de apenas um empate para não ser rebaixado, e conseguiu. A equipe cruz-maltina fez um 0 a 0 com poucas dificuldades para ambos os lados, e permaneceu na primeira divisão.

Após o fim da temporada, a primeira decisão a ser tomada era em relação a permanência do Alberto Valentim, que tem contrato com o Vasco até o fim de 2019. O técnico foi mantido, e a nova temporada iniciou de uma forma melhor.

Em 10 jogos, Vasco soma 8 vitórias e apenas 2 empates, com apenas 4 gols sofridos, a atuação da zaga vem surpreendendo muito, mesmo com um futebol pouco atraente, principalmente no inicio.

O time atua na 4-3-3, com um ataque bem dinâmico, mesmo com os lentos Bruno César na armação e Maxi López centralizado no ataque. O atacante e camisa 11, não vem tendo seu melhor desempenho, mas mesmo assim o Vasco busca a renovação com o atleta até 2021, mas a princípio a pedida salarial é o dobro da atual (R$300 mil).

Marrony é o destaque da equipe, com sua redenção, o atacante já tem 4 gols na temporada e é o artilheiro da equipe. Contra o Serra, pela Copa do Brasil, o atacante sofreu um choque e está em fase de recuperação.

A equipe costuma atuar mantendo a posse de bola nos pés e trabalhando sem chutão para o ataque. Alberto Valentim e seus auxiliares, costumam elogiar quando o time consegue ligar a defesa ao ataque, sem dar chute longo.

Essa é a principal característica do Vasco, muita calma e humildade, mostrando o talento do trabalho de Alberto Valentim, muito criticado em 2018.

Foto de capa: Carlos Gregório Jr/Vasco