Vasco 100%; 1 a 0 na Portuguesa-Rj e classificação garantida.

Fora de casa, em Moça Bonita, o Vasco venceu por um a zero a Portuguesa-Rj, debaixo de 41 graus. A equipe totalmente reserva, atuou com intensidade e segurança, garantindo os três pontos na Taça Guanabara, e a classificação adiantada.

Ainda 100%, o Vasco vive em boa fase e não sabe o que é perder ou empatar na temporada. O estilo de jogo já está definido. Uma equipe com posse de bola, linhas de marcação alta e pressão constante, ainda faltando técnica.

Sem Maxi López, o Vasco atua com Ribamar no ataque, revesando com Marrony, que é o destaque da temporada até aqui. O atacante revelado pelo Vasco soma 3 gols em 3 jogos e uma assistência.

Foto:
Úrsula Nery/ FERJ.

No jogo de hoje (30), Yago Pikachu marcou o gol. Em jogada polêmica, o juiz deu pênalti para o Vasco e o pokemon converteu.

Infelizmente, uma análise do jogo de hoje é difícil de ser feita, levando em consideração o nível técnico do adversário e as condições tanto climáticas quanto do palco da partida. O Vasco foi superior o jogo inteiro, sempre muito intenso e mudando a formação conforme atacava e defendia. Algumas vezes, o time jogava na 3-6-1, outras vezes 4-4-2 e também 4-3-3. Essa alternância é interessante, mas em jogadas de contra-ataque, o Vasco ainda sofre, tanto que contra o Americano, em São Januário, o volante Andrey foi expulso.

Os destaques positivos foram Rafael França, que atuou ainda no primeiro tempo, após desconforto muscular de Cláudio Winck e William Maranhão. Rafael França, lateral revelado pelo Vasco, recebeu sua segunda chance no time principal. A primeira foi em 2018 contra a Cabofriense, com Zé Ricardo comandando a equipe cruz-maltina. Nesse jogo, o cria se destacou por causa do apoio ao ataque e na boa recomposição. O lateral precisa ser mais seguro em seus cruzamentos, mas fez uma boa atuação em geral.

O volante William Maranhão, fez sua melhor partida pelo Vasco. Com boas enfiadas de bola e poucos erros, o jogador conseguiu mostrar um bom futebol diante de 41 graus e sensação de 43.

Além dos destaques rolou estreia na partida. O novo camisa 10, Bruno César, entrou em campo e tentou mudar o jogo. Chutou forte no canto esquerdo pro goleiro da equipe adversária fazer a defesa. Rildo também entrou em campo após recuperação de lesão.

O próximo confronto do Vasco é contra o Fluminense, no Mané Garrincha em Brasília, no dia 3 de fevereiro. O Vasco já está com a vaga na semifinal garantida e irá para o clássico buscando a primeira posição na tabela. O estádio teve o gramado reformado e fotos do novo tapete foram postadas.

Foto de capa: Úrsula Nery/ FERJ.