Guaxupé e o Rádio Brasileiro perdem Nabih Zaiat, aos 93 anos
Infelizmente, neste 2 de dezembro, nos despedimos de uma das vozes mais marcantes de Minas Gerais e do Brasil. Faleceu Nabih Zaiat, aos 93 anos, comunicador desde o ano de 1951, que teve reconhecido pelo Guiness Book com o programa “Radiolar”, o programa que há mais tempo esteve no ar, ao longo da história, sem mudar seu formato e com o mesmo apresentador.
Como é conhecido em Guaxupé e todo o Sul de Minas o “Seo Nabih” foi quem comandou o programa Radiolar, na Rádio Clube de Guaxupé, desde 1º de junho de 1951, todos os dias sem interrupção comandou o programa, sempre de uma maneira carinhosa, que conquistou a cidade de Guaxupé e região. Com idade avançada e problemas de saúde tornando mais frequentes, nos últimos dois anos, o ‘Seo Nabih’ se afastou dos microfones, mas o programa continuou sendo transmitido, no mesmo formato diário, sempre com uma fala sua diária.
Nabih Zaiat foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e TV no ano de 1962, e de uma forma simples e única, esteve à frente da Rádio Clube ao longo de várias décadas, sendo referência no Rádio para inúmeros profissionais da comunicação e rádios de Minas Gerais e São Paulo.
Profissionais da comunicação de Guaxupé falaram sobre o falecimento o ‘Seo Nabih’, com grande respeito e admiração pelo seu legado deixado:
“Este é um dos dias mais difíceis para comunicação de Guaxupé. Quando estava na faculdade, em uma das primeiras aulas de rádio, entendi a grandeza de Seu Nabih, no momento em que disse que era de Guaxupé e o meu professor, Cal Francisco, conhecia a cidade por referência à Rádio Clube. Ele foi uma referência na comunicação local por trazer voz aos guaxupeanos. Seu Nabih era uma lenda viva, e fico feliz por poder conviver com ele e poder ouvir suas histórias nas inúmeras vezes que pude entrevistá-lo”, lamentou a jornalista e diretora do Portal da Cidade, Ana Carolina Negrão.
Um dos seus ‘pupilos’ Emmanuel Vieira, que trabalhou poor mais de 4 anos na Radio Clube, fez questão de falar ao Mercado do Futebol, sobre a perda do grande comunicador de Guaxupé e Minas Gerais. “Falar de Nabih Zaiat é falar da história da comunicação, não só em Guaxupé, mas em todo nosso Brasil. Afinal, em 75 anos da Rádio Clube, 70 anos foram conduzidos pelo Nabih Zaiat, que é fundador da ABERT, Associação Brasileira de Rádio e Televisão. Nabih Zaiat começou em 1951, com o programa Radiolar, programa que inclusive teve indicação ao Guinness Book, que tem ainda uma chance de ser enquadrado ao Guinness Book, por tanto tempo, na mesma rádio, no mesmo horário, fazendo o mesmo estilo de programa. O Rádio no Brasil, completa 100 anos em 2022. E destes 100 anos, 75 anos a Rádio Clube pode contar bem esta história. O Nabih Zaiat, um apaixonado pela comunicação, sempre norteou pelo jeito simples, mas do jeito certo de levar a boa informação. Todas as pessoas de Guaxupé e região em algum dia, ligou seu ‘radinho’ na Rádio Clube, para ouvir um convite de missa, uma nota de falecimento, a famosa apuração da Marcha das Apurações e até mesmo, ouvir seu aniversário no popularíssimo programa “A suas Ordens”. Nabih Zaiat deixa um legado maravilhoso na comunicação guaxupeana e de todo Brasil. Uma pessoa ímpar, honesta, que com toda certeza, vai fazer muita falta pra gente, como pessoa e também, como comunicador. Eu chego a dizer que ele é o ‘Silvio Santos’ do Rádio Brasileiro.”