1- No futebol, há perguntas que geram mais polêmica do que o normal. Trato delas nessa primeira pergunta. Na sua opinião: 87 é do Flamengo ou do Sport? Palmeiras tem mundial? Messi ou Cristiano? Romário ou Ronaldo?
R: Deixo para a justiça Divina decidir (risos). Na minha opinião quem acha que o Palmeiras é campeão, porquê é! E quem acha que não é, jamais será convencido ao contrário. Deixamos para cada um acreditar no que acha melhor; Gosto e admiro o futebol do Messi, mas sou fã incondicional do Cristiano Ronaldo! O que mais me impressiona no Cristiano é a vontade de vencer que ele tem. Ronaldo
2- Qual a sua opinião a respeito das torcidas organizadas? Devem ser proibidas? Até que ponto ajudam e até que ponto atrapalham?
R: Acredito que as torcidas organizadas são a alma do time, elas são responsáveis pela linda festa que temos todos os jogos. Não sou a favor da violência, infelizmente tem alguns torcedores que não entendem certas situações
3- Já houveram casos em que você foi grosseiramente prejudicado pela arbitragem? O que aconteceu?
R: Sim, alguns casos, não me lembro nesse momento
4- Qual foi o melhor momento da sua carreira?
R: Foi quando eu subi para o profissional com 17 anos, foi mágico sem duvida.
5- Você enfrentou o Vila ano passado na série B, pelo Boa Esporte. O que os times de fora pensam do clube? Quais julgamentos você fez sobre o time que estavam certos? E quais estavam errados?
R: Sempre vai existir algum time que vai criticar a gestão de outros clubes e vice versa, faz parte do futebol.
6- Além do Vila, quais os clubes você mais gostou de defender e sente mais carinho? Por quê?
R: Todos os times até aqui tenho um carinho especial, cada clube teve seu papel importante para eu poder chegar até aqui, cito O Clube do Remo porque foi o time que me revelou para o futebol brasileiro, tive conquistas importantes na minha carreira, foi também um sonho cumprido para minha família. E o Internacional de Porto Alegre, foi um sonho realizado, poder desfrutar de uma estrutura de um gigante do futebol como o Inter. Foi nesse clube que eu aprendi a evoluir, me conhecer mais, amadureci como homem e também ganhei títulos.
7- Qual sua expectativa em relação a o que o Vila irá representar na sua carreira? O que você espera alcançar aqui?
R: Eu tinha três propostas oficiais junto com a do Vila Nova, conversei com minha esposa e com meu empresário e eu decidi vim para o Vila Nova porque aqui eu tenho certeza que vou realizar minha meta para esse ano, espero ir para Série A com o Vila. Me identifiquei com o clube, o treinador e também essa torcida enorme apaixonada!
8- Na sua opinião, quais erros culminaram na eliminação do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil?
R: O elenco do Vila Nova é um time de qualidade. Nós sabemos que tivemos erros individuais, infelizmente no futebol acontece o improvável, pegamos um gol no momento final da partida, onde ocasionou a ida para os pênaltis. Quero aproveitar e pedir desculpas pela a minha falha, para a torcida, sei que muitos confiaram em mim nessa hora e eu não pude suprir o esperado nesse momento. Foi um dos piores momentos da minha carreira, mas é com os erros que se aprende. Eu prometo que farei tudo que está meu alcance para honrar a camisa do Vila Nova, é um time que estou gostando muito e que sou grato por ter aberto as portas para mim. Da minha parte não vai faltar raça, dedicação, força de vontade, até porque também tenho minha meta para alcançar.
9- No Brasil, o futebol tem uma função social importante. Poucas pessoas têm o poder que um jogador tem: em 90 minutos definir o humor de milhares de pessoas. Eu mesmo, quando o Vila perde, fico mal durante semanas. Quando ganha, faço carnaval até o tornar a perder. Enfim, como é lidar com essa pressão social e com a cobrança incessante da torcida, que, não muito raramente, é injusta? Até que ponto isso é saudável para o time?
R: O jogador de futebol é um profissional igual os outros, porém existe uma cobrança na qual não podemos errar nem uma vez, é uma carga pesada que carregamos todos os jogos e isso influência muito no nosso dia a dia e na nossa família que sofre junto. Eu amo futebol porque também existes oportunidades únicas, é tudo imprevisível por exemplo : de um jogo muito ruim pode sair uma jogada belíssima e o jogador tem a chance de fazer um gol magnífico, nós nunca sabemos o que vai acontecer. Nós jogadores também temos que ser cientes que muitas crianças nos vê como espelho para eles, temos que tentar ao máximo dar o melhor exemplo. Como jogador tem que saber aproveitar todos os momentos do futebol, os bons e os ruins, para tudo existe um propósito.
10- Em alguns anos em que o Vila quase subiu para a série A, houveram acusações de sabotagem interna do elenco: supostamente os jogadores teriam pedido um bicho excessivamente caro e a diretoria teria negado, devido à limitação financeira do clube. Sem o novo bicho os jogadores deixariam de jogar com todo seu potencial, como uma forma de punição, levando ao fracasso do clube em conquistar o acesso. Você que participa dos bastidores, o quanto é comum isso no futebol em geral? O que você acha desse comportamento?
R: Não sei se é comum no futebol porque durante a minha carreira não passei por isso, tem muitas coisas que falam no futebol que não é verdade. Não vejo o porquê um elenco não querer subir para a série A, é uma vitrine, um salto na carreira para todos os jogadores.
11- Em quais aspectos o Vila Nova poderia melhorar?
R: Todos os times de alguma forma precisam melhorar, o futebol brasileiro tem um papel importante na vida da grande parte da população. Assim como o mundo evolui com o futebol não é diferente. Nosso objetivo é ver o Vila crescer, ajustar os erros, já está acontecendo algumas mudanças para melhor, estou feliz aqui.
12- Por último, deixo o espaço dessa pergunta para que você deixe um recado para a torcida vilanovense
R: Eu peço que a torcida continue apoiando, é muito importante para o Clube termos o apoio de vocês, dizer que estou muito grato por vestir a camisa do Vila, vou fazer por merecer, vou lutar até o fim para colocar o Vila na elite do futebol. Agradeço de coração todos que gostam de mim, o carinho que estou recebendo, o apoio de vocês é fundamental, agradeço também as criticas, porque sem elas impossível você crescer na carreira, elas servem de estímulo para você melhorar a cada jogo. Saudações Torcida Vilanovense, Vamos Tigrão!