O jogo mais importante da história do Vila Nova Futebol Clube

Junto com qualquer ascensão, vem a dúvida. Ninguém se importa com a subida, mas, sim, com a queda; na verdade, quando esta acontecerá. O Vila Nova está invicto na série B, vencendo todas as partidas. Com excessão da torcida, todos estão focados exclusivamente em uma inevitável pergunta: quem irá derrubar o Tigre da Vila famosa? Quando?

É óbvio que esse dia chegara. Nada dura para sempre. Principalmente o sucesso descomedido, meteórico. O São Paulo em 2005 ganhou libertadores e mundial e em 2006,2007 e 2008 ganhou o campeonato brasileiro… ano passado quase foi rebaixado. Ano passado o Corinthians foi o único time da história a terminar um turno invicto. Perdeu a invencibilidade para o vice lanterna, em casa. Assim como má fases não duram sempre. Em 2014 o Vila foi rebaixado para a série B do goiano e para a série C do campeonato brasileiro. Hoje, 4 anos depois, estamos há 3 anos disputando acesso à elite e enquanto escrevo isso somos o líder do campeonato.

O tempo é implacável, mas paciente. Aliás, é paciente por ser implacável. Assim, a boa fase irá acabar, mas o que importa é aproveitar e prolongar ao máximo. A primeira orientação é dispensável. Todo mundo aproveita uma boa fase. No entanto, tal expediente pode criar desvios, como o popular salto alto. Nesse caso, a boa fase foi aproveitada, mas não prolongada.

O foco em prolongar o momento pode ser muito perigoso também. Pensar em um futuro que não existe (não por ser impossível, mas por não ter acontecido) causa uma frustração enorme, uma ansiedade insaciável, pois nada acontece exatamente como nós projetamos em nossa mente. Não exige um raciocínio muito complexo para entender que jogadores em crise existencial estão fadados ao fracasso.

Não estou sendo contraditório. Tanto aproveitar quanto prolongar é, sim, importante. Mas apenas quando se intersectam. É um movimento de equilíbrio bem delicado. Como misturar amarelo e vermelho para se obter laranja. Me parece eficiente o Tigre conduzir seu ano a partir desta postura: aproveitar a boa fase, a confiança, o espírito do elenco, para brigar jogo por jogo, como se cada um fosse uma final, prolongando o momento.

Portanto, o jogo mais importante da história do Vila Nova Futebol Clube é sempre o próximo. Não é importante ganhar da Ponte Preta domingo para poder conquistar os pontos do bloco 2 da tabelinha de pontos para o acesso. Pelo amor de Deus. O jogo contra a ponte preta Domingo é importante porque é o jogo mais importante da história do Vila. Assim como o próximo. E o outro depois desse.