Vila Nova e a Lei de Guardiola

O jornalista Martí Perarnau, no livro “Guardiola Confidencial”, enuncia uma espécie de “ lei” elaborada pelo maior técnico da história: “Um título se ganha nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras”.  Nos últimos 12 anos, os campeões brasileiros estavam acima da sétima colocação na oitava rodada.  Nenhum time abaixo da oitava colocação durante a oitava rodada conseguiu reagir e se tornar campeão (fonte). Amanhã, sexta feira, dia 31 de maio de 2018, o Vila Nova chega à oitava rodada.

É possível terminar a famigerada rodada bem abaixo da oitava posição. Quem sou eu para discordar de Pep Guardiola? Então não é exagero tomar o jogo de amanhã como um dos mais importantes do campeonato. Mas não é exagero, sob a mesma filosofia, dizer que se ganharmos podemos vislumbrar um futuro bastante generoso. Afinal, não seria um começo catastrófico e teríamos que aguardar as 8 rodadas finais.

O Vila no momento tem quatro vitórias, duas derrotas e um empate.  Esse número cru pode indicar que, ao fim das oito rodadas, é improvável ter perdido o campeonato. Porém,  a série B é muito equilibrada. Ano passado times como o próprio Vila, Guarani e Juventude figuraram no G4 por mais da metade do campeonato. Nenhum subiu. O campeão América MG não tinha perdido nenhuma partida ao fim da oitava rodada. Internacional, o segundo colocado, apenas dois.  Estatística similar à do Vila é a da Luverdense, que chegou à oitava rodada com duas derrotas e terminou com uma derrota imensurável: rebaixamento para a série C

E quanto ao resto da filosofia Guardioliana? Sobre as últimas 8 rodadas decidirem? Talvez expliquem o maior Tabu do time. Em 2017, nas últimas 8 rodadas o Vila empatou 5, perdeu 2 e ganhou 1 (8 pontos em 8 rodadas). Terminou na sétima posição. Em 2016, empatou 1, perdeu 4 e ganhou 3 (10 pontos em 8 rodadas). Terminou em décimo segundo.

Invariavelmente os números não falham. Nem a filosofia do técnico Espanhol. Resta ao Vila não falhar no próximo jogo. O time vem de duas derrotas e começa a queimar a gordura das vitórias do começo do campeonato.  O torcedor já está adotando semblante pessimista.  Sexta-feira termina o campeonato. Ou começa? Só o tempo dirá.