Com estrelas, Campeonato Mineiro do Módulo II começa neste final de semana

Tradicional torneio estadual de Minas Gerais, o Campeonato Mineiro do Módulo II (equivalente á “Série B” Estadual) começa neste sábado.

Formato

O Módulo II mineiro conta com 12 equipes. São elas: Betim Futebol, Democrata de Governador Valadares, Democrata de Sete Lagoas, Guarani, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Aymorés, Serranense, Tupi, Tupynambás, União Luziense e Villa Nova.

Serão confrontos em turno único, com os 4 melhores times se classificando ao quadrangular final. Neste quadrangular, também por pontos corridos, o primeiro e segundo lugar serão promovidos ao Módulo I. Os dois últimos colocados da fase de grupos estarão rebaixados à Segunda Divisão (Ou “Módulo III”).

Histórias

Talvez a história mais interessante dessa temporada seja do Villa Nova. O tradicional “Leão do Bonfim” está em gravíssima crise financeira, e por muito pouco não disputou o Módulo II. Quem “salvou” o clube foi o Coimbra, clube emergente da região metropolitana de BH (que tem como dono o Banco BMG), que emprestará comissão técnica, jogadores e até Centro de Treinamento para o Leão.

Dirigentes de Coimbra e Villa Nova firmando inédita parceria/Foto: Divulgação-Villa Nova

Outro clube que chamará a atenção é o Tupi. Clube de Juiz de Fora, o Tupi esteve no Módulo I nos últimos anos, e após muito tempo está de volta ao Módulo II, e fará clássico local com o Tupynambás.

Olhos curiosos também cercarão o Ipatinga. Famoso por sua rápida ascensão no Brasil, sendo até mesmo Campeão Mineiro de 2005, jogando a Série A e incomodando na Copa do Brasil, o clube busca dias melhores, e tudo passa por voltar à divisão de Elite de Minas Gerais.

Estrelas disputarão o Campeonato

Como todo bom torneio estadual, o Campeonato Mineiro do Módulo II terá jogadores conhecidos. O Betim Futebol, da região metropolitana de BH, terá em seu elenco Leandro Donizete, Leandro Salino e Gerson Magrão, três jogadores conhecidos e respeitados no Futebol Mineiro. Ex-Atlético-MG e Roma, Mancini será diretor técnico do clube.

Gerson Magrão(esq) e Leandro Donizete(dir), sendo apresentados por Mancini, diretor técnico. /Foto: Betim Futebol

O Serranense, da cidade de Nova Serrana, contara´com um atacante jovem, mas bastante experiente. Trata-se de Maldonado, de 21 anos, que já jogou em 2 gigantes do Futebol Boliviano, mesmo que na base: Aurora e Jorge Wilstermann.

Ídolo do Cruzeiro e com passagem marcante pela Inglaterra, Gomes sairá da aposentadoria para defender o Democrata de Governador Valadares. O histórico arqueiro tem 40 anos, mas se apresentou em forma para iniciar sua jornada na Segunda Divisão.

A grande estrela do tradicional Ipatinga será Ibson, ex-Flamengo e Santos. O experiente meia de 37 anos chega com confiança, após boa passagem pela Tombense no ano passado. O treinador da equipe também é famoso: Trata-se do ex-atacante Alessandro, que construiu sua carreira como jogador nos três grandes de Minas, Atlético, América e Cruzeiro.

Ibson apresentado no Ipatinga/Foto: Divulgação-Ipatinga