Reinaldo Oliveira, nascido em 6 de maio de 1979, na cidade de Salvador. Radialista conhecido e reconhecido pela apuração de suas sérias informações, setorista do Esporte Clube Vitória na Super Radio Cristal AM 1350.
1- Seja Bem-Vindo Reinaldo. Para começar gostaríamos que se apresentasse ao pessoal que acompanha o Mercado do Futebol.
R: Bom dia! Sou Reinaldo Oliveira, 37 anos, repórter e setorista do Esporte Clube Vitória pela Super Radio Cristal AM 1350.
2- O seu modo de falar atrai uma grande torcida. Porém sempre tem alguém que critica seu trabalho, acabando por tentar desqualificar de maneira injusta. Como vê a divisão de opiniões perante suas reportagens? Qual a maneira que utilizas para tentar reverter às críticas em algo ao seu favor?
R: Em todos os segmentos vão haver críticas. No futebol então nem se fala. É um esporte muito dinâmico que muda de minuto a minuto. No início da carreira, eu era afoito e publicava nas redes sociais muitas informações que eu lia em sites sem fazer a devida apuração. Com o passar do tempo, adquirimos experiências, confianças de fontes e muito conhecimento para engrandecer nosso trabalho, não é atoa que tenho uma linha de transmissão no WhatsApp com mais de 4 mil torcedores, recebendo minhas notícias diárias. O que fazer para diminuir as críticas? Procurar acertar sempre, o que nem sempre conseguimos.
3- Qual foi a reportagem que mais lhe marcou e por qual motivo?
R: Ultimamente estou acertando, mas uma me marcou. A não vinda de Ricardinho do Ceará para o Vitória. Enquanto televisão, outras emissoras de rádio davam como certo a vida dele, eu falei, com conhecimento de causa, que não vinha. Cheguei até entrevistar o empresário dele Ao Vivo, aqui a ponto de outros colegas de radio ligando para parabenizar. Portanto essa me marcou.
4- Trabalhas como setorista do Vitória na Super Radio Cristal. Como analisas o alcance da rádio no cenário do jornalismo brasileiro atual? A rádio, ainda vai perdurar por muito tempo ou têm prazo de validade?
R: Essa Radio já é grande e tende a crescer mais. Pertence a Legião da Boa Vontade e a equipe esportiva já está na radio a muitos anos e sempre revelando bons narradores, repórteres e até comentaristas. Eu mesmo já fiz parte da Equipe em outras ocasiões e sempre que sair fiz questão de deixar as portas abertas. Saia para um projeto melhor e sempre termine seu projeto anterior.
5- O Vitória, atualmente passa por um momento fantástico, tendo o melhor aproveitamento entre os clubes da Série A, como prova eliminou o Vasco da Copa do Brasil. A quem se deve o crédito deste ótimo momento do clube? Como está o desempenho dos principais reforços e da atual diretoria da equipe?
R: O crédito se deve a atual gestão, que assumiu em dezembro, e também ao treinador Argel. A diretoria investiu pesado. Jogadores como Cleiton Xavier, Dátolo, Pisculichi, Patric, Paulinho, chileno Pineda, Uillian Correia, Gabriel Xavier, André Lima, Fred e outros. Alguns ainda estão deixando a desejar, mas acredito que estão começando a entrar em forma e entrosamento. Muitos, para quem não sabe, estavam sem jogar a um bom tempo. Sobre ter o melhor aproveitamento dentre os clubes da Série A, não me empolga. Até porque o Vitória está enfrentando adversário muito abaixo tecnicamente, infelizmente o Campeonato Baiano não serve de parâmetro, mas serve para motivar o grupo e dar ritmo a todos jogadores, já que Argel vem mesclando dentro das competições que disputa neste início de temporada.
6- O futebol brasileiro está passando por um momento de reformulação na sua estrutura (seleção, clube e base), você acredita que o nosso futebol voltará ao seu lugar de destaque no cenário mundial? Aborde também sobre o atual momento dos clubes nordestinos.
R: Essa principal reformulação aconteceu devido aquela goleada sofrida diante da Alemanha. Ou melhor, um pouco depois, digamos, com a entrada de Tite na Seleção Brasileira. Ele reformulou, trouxe jogadores, deu confiança a tantos outros e está aí o resultado, entretanto precisou acontecer o pior para perceber que estava tudo errado. Ah, tem também os jovens talentos que surgem sempre no Brasil, caso do Gabriel Jesus e tantos outros. Já sobre os clubes nordestinos, estão começando a incomodar. A Copa do Nordeste chegou para alavancar nossos clubes, que agora podem ser visto para todo Brasil. Outro ponto importante, estamos deixando de ser nestas onde clubes chegam aqui no Nordeste e levavam os melhores jogadores a preço de banana. No caso Marinho, onde o Vitória só liberou mediante pagamento de multa, é um dos exemplos disso que estou falando. Fora Diego Souza e outros. Outro pontos, nossos clubes agora estão comprando e não mais pegando emprestado. Em resumo estamos crescendo.
7- Seu nome está fortemente ligado ao futebol e ao jornalismo, entretanto queremos saber quais são as suas outras atividades fora do âmbito de trabalho? Pratica outros esportes? Comente sobre a esta nova geração que busca cuidar do corpo e da saúde.
R: Não se pode viver apenas de radio. Hoje o ramo é complicado. Para ganhar dinheiro precisa vender propaganda e eu sou péssimo vendedor. Acho que deveria mudar isso, pois não somos escravos. Faço tudo que faço por amor. Sempre sonhei em trabalhar com futebol e estou tendo a oportunidade. Além de setorista do clube, eu tenho uma casa de bolos caseiros, onde quem cuida é minha esposa é assim vou levando a vida espera de uma proposta de uma radio que valorize o profissional. Aqui em Salvador são poucas.
8- Uma mensagem para os leitores do site mercadodofutebol.com ?
R: queria agradecer a todos do site Mercado do Futebol pelo convite de estar expondo minhas opiniões em relação ao mundo da bola. Aproveito a oportunidade para comunicar a todos os leitores do site que continuem ligados nessa galera esperta, pois trabalham com seriedade e estão sempre trazendo informações apurada. Um forte abraço a todos! Reinaldo Oliveira.
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…