Habemus Manager?

A nação rubro negra viveu momentos de grande expectativa sobre o nome do novo comandante. Foram vários nomes especulados, a imprensa baiana chegou a confirmar dois técnicos diferentes num prazo de três dias, o que só fazia aumentar a ansiedade da torcida. A diretoria a todo momento afirmava estar sendo cautelosa para não errar, e que toda essa “demora” era por que estavam procurando um perfil específico de treinador, que pudesse enfim fazer o Leão alçar voos mais altos. Nomes como o de Ricardo Gomes e Eduardo Baptista chegaram a ser confirmados por vários veículos de comunicação como o novo comandante da toca, o que foi desmentido pela diretoria na quarta-feira (10).

Diante de tanta especulação, a torcida ansiosa, exigia um posicionamento da diretoria, e foram atendidos na noite de ontem. Por volta de 17:30h da quinta-feira (11) o atual presidente, Ivã de Almeida, junto com o diretor de futebol Sinval Vieira anunciaram que o até então gerente de futebol, Dejan Petkovic, seria o mais novo treinador do time rubro negro. A surpresa foi geral, nem a imprensa e muito menos a torcida esperavam tal reviravolta. E para o espanto de todos houve ainda a ressalva de que ele, Petkovic, acumularia as duas funções, implantando assim o modelo de “team manager”, existente em diversos países da Europa.

A ideia em si é revolucionária, e se der certo será algo que as demais agremiações nacionais irão se espelhar, mas existem diversos fatores que devem ser observados, como o fato de que a implantação de um sistema tão distinto de gerência precisa ser pensado e muito bem planejado antes de sua inserção. Sem falar que o ex-jogador é ídolo do clube, algo que pode afetar seus prestigio junto a torcida se os resultados não vierem.

Além da inauguração do sistema de “team manager” existe também a incerteza quanto a perícia do sérvio como treinador. A pouca experiência do mesmo na função é algo que assusta os torcedores. As únicas experiências como treinador do ex-meio-campista foram no Atlético Paranaense (sub-23), Criciúma e Sampaio Corrêa. E apesar de já ter oficialmente um treinador, quem irá comandar a equipe na primeira rodada da séria A do Brasileirão será o técnico interino Wesley Carvalho, quando o Vitória visita o Avaí neste domingo (14), no estádio da Ressacada.

No mais, o que une toda a nação rubro negra é o desejo de que tudo dê certo, que as incertezas se dissipem e que o Vitória continue mostrando sua força. Toda a sorte do mundo ao Pet, que ele seja tão feliz e talentoso como treinador como quando vestiu o mando rubro negro.

Saudações Rubro Negras!

#SoltaoLeão