A história do futebol é dinâmica, muda a cada geração e é marcada por protagonistas. Muitas vezes esses protagonistas chegam aos clubes através de contratações bombásticas ou apostas e marcam um verdadeiro antes e depois. Confira as contratações que mais mudaram o esporte que amamos neste especial!
A transferência que acirrou de vez a maior rivalidade entre clubes do mundo. Em 1953, chegou à Espanha para jogar pelo Barcelona, no entanto, o Real Madrid aproveitou um imbróglio entre River Plate e Millionários pelos seus direitos e atravessou a negociação. Segundo os catalães, a federação espanhola ajudou os merengues por pressão de Franco.
Um dos maiores jogadores da história do futebol, Messi teve uma juventude difícil, pois precisava de um tratamento hormonal para crescer e não foi bancado pelo seu clube nas categorias de base, o Newll`s Old Boys. Após uma "guerra" de documentações, o Barcelona o contratou em 2000. O resto é história.
Na segunda divisão alemã em 1964, o Bayern de Munique, até então um time de médio porte, apostava em um jovem de 18 anos baixinho, acima do peso e que fora artilheiro da terceirona pelo modesto Nördlingen: Gerd Müller. Um dos pilares da construção da dinastia do clube, é o maior artilheiro da história do gigante da Baviera.
Um dos maiores zagueiros da história do futebol, Domingos da Guia saiu do Vasco para o Nacional-URU em 1934. Chegou, virou ídolo e influenciou toda formação de defensores uruguaios, que se solidificou como uma das principais escolas do setor até hoje.
Para vários analistas, Cristiano Ronaldo no Real Madrid foi a melhor contratação da história do futebol. Num casamento perfeito com o maior clube do mundo, CR7 marcou época e conquistou 4 Champions League.
Maradona botou o Napoli no mapa. Até então um time inexpressivo na Itália, "Don Diego" chegou junto de grandes nomes como Careca e formaram um time histórico, bicampeão italiano e campeão da Copa da UEFA.
Craque e um dos maiores pensadores do futebol, Johan Cruyff chegou ao Barcelona em 1973, após conquistar tudo no Ajax. Sua contratação foi a mais cara da história até então e se justificou. Depois voltou como treinador e ajudou a criar toda a filosofia barcelonista.
Precisando de um atacante no início de 2019, o Flamengo queria a contratação de Pablo, do Athletico. Após não conseguir o jogador, o rubro-negro tinha um "plano B" na mão: Gabigol, do Santos. Precisamos falar que deu certo? Divisor de águas na história do time de maior torcida do país.
Em 1942 o São Paulo fez a maior transação do futebol brasileiro até então e contratou o melhor jogador do mundo na época: Leônidas da Silva, que jogava no Flamengo. Sucesso imediato. O clube, que tinha 1 título paulista em 12 anos disputando, conquistou uma série de troféus e hoje é um dos maiores vencedores da América do Sul.
Fenômeno no futebol moçambicano, Eusébio foi contratado pelo Benfica numa negociação de cinema: viajou para Portugal com nome falso e foi escondido pelos encarnados num hotel para não jogar pelo Sporting. Deu muito certo. Botou o Benfica e futebol português no mapa mundial.