Quando foi lançado em 1993, Jurassic Park rapidamente se tornou um dos filmes mais emblemáticos de todos os tempos. E é até hoje! Veja, a seguir, algumas coisas que você não sabia sobre a série.
Escrito por Michael Crichton em 1990, Jurassic Park foi um livro bem disputado pelos estúdios de Hollywood. James Cameron, Warner Bros, Columbia, 20th Century Fox e a Universal disputaram os direitos.
Para a adaptação do filme, Spielberg contratou Malia Scotch Marmo como roteirista. Seu roteiro mostrava uma história bem diferente, com o ataque do tiranossauro e fazendo Malcolm ficar perdido ao longo de todo filme. Spielberg decidiu que queria algo mais próximo ao que Crichton havia escrito.
Originalmente vários atores diferentes foram cogitados para o projeto. Clint Eastwood, Marlon Brando e Sean Connery foram cotados para viver o visionário John Hammond. E por aí vai.
Com uma tecnologia surpreendente para a época, Jurassic Park entrega uma ótima mistura entre efeitos visuais (o CGI) e efeitos práticos, sendo uma das formas de trazer um realismo maior para os dinossauros da obra a utilização de modelos animatrônicos gigantescos.
A presença do T.Rex é uma das coisas mais marcantes do filme, mas a criatura não apareceria no final. Originalmente, quando a equipe é cercada por velociraptors, tudo seria resolvido com Grant utilizando o esqueleto do Tiranossauro. Mas Spielberg pensou que a ausência do T. Rex deixaria o público frustrado.
Além de ser um filme com um impacto cultural colossal, Jurassic Park também acentuou o interesse em estudos de paleontologia. Steve Bursette, referência nessa área acadêmica, chegou a afirmar que Jurassic Park era a melhor coisa que já havia acontecido com a paleontologia.
Jurassic Park foi filmado em Kauai, no Havaí. Longe de ser uma produção tranquila, o projeto acabou sendo afetado por conta do poderoso furacão Iniki que destruiu a ilha com rajadas de vento de mais de 190 km/h.
Uma das cenas mais famosas de Jurassic Park é quando os protagonistas sentem o impacto poderoso das passadas do Tiranossauro Rex e um copo vibra. Spielberg teve a ideia de fazer essa cena a partir de Earth, Wind and Fire, uma banda de funk americana, ao ver o retrovisor vibrando com a música.