camisetas aposentadas no futebol

9 JOGADORES

O MF listou 10 jogadores que jogaram tanto em seus clubes, ou tiveram histórias tão marcantes, que aposentaram os números que usavam. Conheça os 10 nomes!

MENI LEVI

Em 2002, aos 24 anos, o atleta do Maccabi Tel-Avivi, de Israel, sofreu um AVC, em campo, contra o Beitar Jerusalem.  O número 12, usado pelo jogador, está aposentado. A torcida canta uma música em sua homenagem sempre aos 12 minutos de cada partida.

PHIL O'DONNEL

Em 2007 ele atuava pelo Motherwell. Estava com 35 anos, passou mal em campo e foi levado ao hospital. Com a morte confirmada, o número 10 do time foi aposentado e somente o sobrinho de O'Donnel pode usar a camiseta

PAOLO MALDINI

Histórico defensor do Milan, o filho de Cesare Maldini jogou no Rossonero de 1984 a 2009. Depois de erguer diversas taças como capitão do time italiano, a sua camisa 3 foi aposentada. Apenas outro Maldini poderá vesti-la algum dia.

FRANCO BARESI

Outro histórico defensor do Milan que teve sua camisa aposentada foi Franco Baresi. O zagueiro vestiu a camisa 6 entre 1977 e 1997.

GIANFRANCO ZOLA

Antes de se tornar rico, o Chelsea tinha uma história mais modesta. Mas um jogador que ajudou a mudar o patamar do clube, mesmo antes da época milionária, foi Zola. Não é oficial, mas a camisa 25 dos Blues está "aposentada", pois ninguém mais usou depois dele

MARADONA

Ídolo máximo na Argentina, D10s também ganhou um espaço eterno no Nápoli. O clube italiano, além de aposentar a camisa 10, deu o nome de Diego Armando Maradona ao seu estádio.

JOHAN CRUYFF

Lenda da Holanda, do Ajax e do Barcelona, Cruyff foi responsável por revolucionar o modo de jogo de uma geração. Seu sucesso como atleta e, posteriormente, como treinador, o levou a ter seu número 14 aposentado em 2007 no Ajax

EMILIANO SALA

O jogador atuou pelo Nantes, da França, entre 2015 e 2019. Sua boa passagem por lá fez o Cardiff se interessar pelo seu futebol. Quando ia assinar o contrato pelo novo clube o avião em que Sala estava se acidentou. Com sua morte, como homenagem, a 9 do Nantes está aposentada

ROGÉRIO CENI

O goleiro do São Paulo fez história no Tricolor Paulista e marcou época. Titular absoluto, capitão e referência em uma era de conquistas. Seu número 01 está aposentado no Tricolor.