Especial

Elza & o Futebol

A relação de Elza Soares com o futebol foi intensa e, segundo alguns, fundamental para o Brasil. Conheça essa história!

O "Marido de Elza"

Elza teve em Garrincha o amor de sua vida, e o sentimento foi recíproco. Contra a opinião popular, que a apontava como a causadora da separação de Mané, a cantora assumiu o romance e se casou com o craque. Quando perguntada sobre o rótulo de "mulher do Garrincha", ela respondia: "não preciso ser mulher do Garrincha para ser Elza Soares, ele que é o marido de Elza".

Amor que valeu o bi

A "mulher do fim do mundo" teve participação direta na conquista da Copa de 62. Maior apoiadora de Garrincha, ela esteve por trás da melhor fase de Mané, que prometeu dar o título mundial a ela. 

Dito e feito. Após a lesão de Pelé, o craque do Botafogo assumiu o protagonismo, levou o Brasil ao título e presenteou sua amada com o prometido.

O Palco iluminado

Dentre as milhares formas de reconhecimento que recebera em sua carreira, uma foi especial: a abertura das Olimpíadas Rio 2016, no templo do futebol, o Maracanã. O mundo parou para ver Elza, aos 86 anos, brilhar e representar a cultura brasileira.

coração flamenguista

A "Deusa" da Vila Vintém era uma ilustre flamenguista, e "entregou" que o próprio Garrincha também torcia para o rubro-negro. Muito engajada, foi uma das apoiadoras da causa anti-racista que o Flamengo manifestou através da camisa preta lançada em Novembro de 2021.

foi brilhar no infinito

E no dia 20 de Janeiro de 2022, exatos 39 anos depois da morte de Garrincha, Elza foi reencontrar seu amor. Homenageada por todos os grandes clubes brasileiros, que lamentaram sua morte, a embaixatriz do samba deixa um legado enorme à cultura brasileira e para todas as bandeiras que defendeu ao longo de sua vida, que foi uma verdadeira prova de resistência.