A Bélgica foi eliminada na fase de grupos da Copa de 2022, e não conseguiu conquistar sua primeira taça Mundial. Nesta sequência de Stories, vamos desvendar todas as participações do País em Copas do Mundo.
A primeira participação Belga em Copas aconteceu em 1930. Terminaram em último lugar, num grupo que contava com Estados Unidos e Paraguai.
Não houve fase de grupos em 34, mas Bélgica voltou a fracassar. Num sistema de mata-mata direto, perdeu para a Alemanha por 5 a 2.
Mesmo sistema de disputa, mesma frustração. Desta vez, os Belgas foram eliminados com um derrota de 3 a 1 para a anfitriã, França.
O sistema de grupos voltou, e a Bélgica até trouxe esperanças para sua torcida. Abriu sua participação no Mundial com um estonteante 4x4 contra a Inglaterra. Porém, sofreu uma goleada de 4x1 para a Itália, e não passou da fase inicial.
Em 1970, veio a primeira vitória Belga em Copas. 3x0 contra El Salvador. Apesar disso, perdeu os dois jogos seguintes, para União Soviética e México, e ficou pelo caminho mais uma vez.
Na Copa da Espanha, surgiu a primeira "grande geração belga". Passaram pela fase inicial - que contava com Argentina, Hungria e El Salvador - com duas vitórias e um empate. No segundo round, também por grupos, foram eliminados, perdendo para Polônia e URSS.
Os Belgas fizeram bonito na Copa do México. Não só passaram da 1ª fase, como chegaram até as semifinais, passando por países como Paraguai, URSS e Espanha. Eliminados pela Argentina de Maradona, terminaram o Mundial em 4º, atrás da França.
A Bélgica confirmou seu novo momento no futebol mundial. Chegou novamente ao mata-mata, onde acabou eliminada para a Inglaterra. O jogo foi muito duro, e os ingleses só marcaram seu gol aos 29 minutos da prorrogação.
Classificados ao mata-mata, após baterem Marrocos e Holanda, os belgas perderam para a Alemanha. Um emocionante 3x2, em Chicago.
1998 marcou uma "recaída" do conjunto europeu, que voltou a ser eliminado na fase de grupos. A Bélgica foi 3º lugar, atrás de México e Holanda.
A Bélgica reagiu em 2002, chegou à fase eliminatória, mas deu muito azar: enfrentou, logo de cara, o Brasil. Vitória brasileira por 2 a 0, com gols de Rivaldo e Ronaldo. A Canarinho acabou sendo Campeã Mundial naquele ano.
Após 12 anos de hiato, a Bélgica chegou ao Brasil com a mais promissora Seleção de sua história. Com a ascensão de jogadores como De Bruyne, Hazard e Mertens, chegaram até as quartas, onde acabaram eliminados para a Argentina, 1x0.
A "talentosa geração belga" estava mais amadurecida, e fez bonito em 2018. Comandada por Roberto Martínez, a Bélgica chegou até as semis, onde foi eliminada pela futura campeã, França. Fechou o Mundial com um honroso 3º lugar, batendo a Inglaterra.
Muito "hype", pouco futebol. Ainda badalada, a Geração Belga passou vergonha no Catar. Amargaram a primeira eliminação na fase de grupos em 24 anos, sucumbindo para a Croácia e o Marrocos.