AS ELIMINAÇÕES BELGAS em mundiais

Não Deu

A Bélgica foi eliminada na fase de grupos da Copa de 2022, e não conseguiu conquistar sua primeira taça Mundial. Nesta sequência de Stories, vamos desvendar todas as participações do País em Copas do Mundo.

1930

A primeira participação Belga em Copas aconteceu em 1930. Terminaram em último lugar, num grupo que contava com Estados Unidos e Paraguai.

1934

Não houve fase de grupos em 34, mas Bélgica voltou a fracassar. Num sistema de mata-mata direto, perdeu para a Alemanha por 5 a 2.

1938

Mesmo sistema de disputa, mesma frustração. Desta vez, os Belgas foram eliminados com um derrota de 3 a 1 para a anfitriã, França.

1954

O sistema de grupos voltou, e a Bélgica até trouxe esperanças para sua torcida. Abriu sua participação no Mundial com um estonteante 4x4 contra a Inglaterra. Porém, sofreu uma goleada de 4x1 para a Itália, e não passou da fase inicial.

1970

Em 1970, veio a primeira vitória Belga em Copas. 3x0 contra El Salvador. Apesar disso, perdeu os dois jogos seguintes, para União Soviética e México, e ficou pelo caminho mais uma vez.

1982

Na Copa da Espanha, surgiu a primeira "grande geração belga". Passaram pela fase inicial - que contava com Argentina, Hungria e El Salvador - com duas vitórias e um empate. No segundo round, também por grupos, foram eliminados, perdendo para Polônia e URSS.

1986

Os Belgas fizeram bonito na Copa do México. Não só passaram da 1ª fase, como chegaram até as semifinais, passando por países como Paraguai, URSS e Espanha. Eliminados pela Argentina de Maradona, terminaram o Mundial em 4º, atrás da França.

1990

A Bélgica confirmou seu novo momento no futebol mundial. Chegou novamente ao mata-mata, onde acabou eliminada para a Inglaterra. O jogo foi muito duro, e os ingleses só marcaram seu gol aos 29 minutos da prorrogação.

1994

Classificados ao mata-mata, após baterem Marrocos e Holanda, os belgas perderam para a Alemanha. Um emocionante 3x2, em Chicago.

1998

1998 marcou uma "recaída" do conjunto europeu, que voltou a ser eliminado na fase de grupos. A Bélgica foi 3º lugar, atrás de México e Holanda.

2002

A Bélgica reagiu em 2002, chegou à fase eliminatória, mas deu muito azar: enfrentou, logo de cara, o Brasil. Vitória brasileira por 2 a 0, com gols de Rivaldo e Ronaldo. A Canarinho acabou sendo Campeã Mundial naquele ano.

2014

Após 12 anos de hiato, a Bélgica chegou ao Brasil com a mais promissora Seleção de sua história. Com a ascensão de jogadores como De Bruyne, Hazard e Mertens, chegaram até as quartas, onde acabaram eliminados para a Argentina, 1x0.

2018

A "talentosa geração belga" estava mais amadurecida, e fez bonito em 2018. Comandada por Roberto Martínez, a Bélgica chegou até as semis, onde foi eliminada pela futura campeã, França.  Fechou o Mundial com um honroso 3º lugar, batendo a Inglaterra.

2022

Muito "hype", pouco futebol. Ainda badalada, a Geração Belga passou vergonha no Catar. Amargaram a primeira eliminação na fase de grupos em 24 anos, sucumbindo para a Croácia e o Marrocos.

Resumo das participações belgas em copas

Eliminações na Fase de Grupos - 6

Eliminações nos 16-avos de final - 3

Eliminações nas quartas - 1

TÍTULOS - 0

TÍTULOS - 0

Eliminações nas semis- 2

20 Vitórias 9 Empates 19 Derrotas