MAIORES ZEBRAS DA HISTÓRIA DA COPA DO BRASIL

A Copa das Zebras

Competição mais democrática do futebol brasileiro, a Copa do Brasil tem sua histórias escrita por grandes times e grandes zebras, que aproveitam o formato mata-a-mata para escrever seus nomes na história. Vamos relembrar algumas delas? Confira nesta lista do MF!

Criciúma 1991

Com "um tal" de Luis Felipe Scolari no comando, o Tigre Catarinense surpreendeu a todos e foi a primeira zebra campeã da Copa, vencendo o Grêmio na final. A conquista é o maior título nacional de um clube do estado até hoje.

Linhares 1994

Na melhor campanha de um clube capixaba em competições de elite, o Linhares eliminou clubes como o Fluminense e chegou nas semifinais da Copa do Brasil de 1994. Acabou caindo para o vice campeão Ceará, mas escreveu história.

Juventude 1999

O Juventude calou um Maracanã com mais de 100 mil botafoguenses e conquistou a Copa do Brasil de 1999 depois de uma campanha épica. Para conquistar a taça, o Papo eliminou Fluminense, Internacional, Corinthians e Bahia.

ASA x Palmeiras 2002

Numa das maiores surpresas da história da competição, o Palmeiras foi eliminado pelo ASA de Arapiraca em pleno Palestra Itália (1x0 para os alagoanos na ida e 2x1 para os paulistas na volta). O feito é lembrado até hoje em jogos no estádio Fumeirão.

Brasiliense 2002

2002 também reservou outra zebra histórica, mas ao contrário do ASA, essa foi longe e "contagiou o Brasil" com a febre amarela: o Brasiliense, que atropelou rivais como Fluminense e Atlético-MG e foi vice campeão após uma final polêmica contra o poderoso Corinthians.

15 de Novembro x Vasco  2004

Vasco e 15 de Novembro-RS se enfrentaram na segunda fase da Copa do Brasil de 2004. Após um empate em 1x1 em Campo Bom, a expectativa era de que o cruzmaltino confirmasse o favoritismo em São Januário, certo? Que nada. A equipe do jovem treinador Mano Menezes se impôs, goleou e avançou na competição.

Santo André 2004

O 15 de Novembro fez uma história linda, chegou até as semifinais, mas parou para uma história maior ainda que estava sendo escrita. Depois de eliminar Atlético-MG, Palmeiras e 15, o Ramalhão enfrentou o favoritíssimo Flamengo na final, e, após um empate em São Paulo, ganhou por 2x0 no Maracanã e selou a que é considerada pela maioria como a maior zebra da história da Copa do Brasil.

Vasco 0x3 Baraúnas 2005

"Não satisfeito" com o vexame no ano anterior, o Vasco, agora com Romário no ataque, protagonizou um dos maiores vexames da história do clube. O Baraúnas, que havia empatado com os cariocas por 2x2 no Rio Grande do Norte, foi a São Januário e voltou com uma histórica goleada. Destaque para Cícero Ramalho, atacante que, com 40 anos e acima do peso, marcou o primeiro gol do jogo.

Paulista 2005

Ultima grande zebra campeã da competição, o Paulista de Jundiaí derrubou Juventude, Botafogo, Inter, Figueirense e Cruzeiro até chegar na final contra o favorito Fluminense. Em campo foi um verdadeiro domínio da equipe do jovem Vagner Mancini, que contava com Victor, Réver, Cristian e Marcio Mossoró no time.

Vasco 1x2 Gama - 2007

Depois de um empate em 2x2 no Distrito Federal, Vasco e Gama se enfrentaram no RJ numa partida que estava mais para festa: o time carioca mudou o jogo de São Januário para o Maracanã porque faltava 1 gol para Romário chegar aos 1000. Só que deu tudo errado: o baixinho não anotou e o Gama passou graças a um gol aos 47 do segundo tempo.

Fluminense 2x5 América-RN 2014

Rodrigo Pimpão foi o herói da virada mais impactante da história da Copa do Brasil. Depois de perder em casa para o Fluminense por 3 a 0, o América-RN foi ao Maracanã num jogo que parecia ser protocolar, o que se confirmava após o primeiro tempo acabar 2x1 para o Flu. Mas num segundo tempo apoteótico, os potiguares viraram e chegaram ao placar da classificação nos acréscimos.

Aparecidense 2x1 Botafogo  2018

O Botafogo foi o primeiro grande a cair na primeira fase do novo formato da Copa do Brasil graças a uma derrota para a ascendente Aparecidense, que hoje joga a Série C do campeonato brasileiro.

Afogados 2(7)x2(6) Atlético-MG  2020

O Atlético Mineiro sofreu bastante até chegar no patamar que está hoje. E um dos episódios mais marcantes negativamente na história recente do Galo foi a eliminação nos pênaltis para o Afogados da Ingazeira, de Wallef, o "goleiro do boné", que pegou 2 bolas na disputa e classificou os pernambucanos.