A trade deadline consiste em o último dia para trocas na NBA. Após esse período, as franquias podem ainda sim buscar jogadores na liga de desenvolvimento. Nesse especial do MF, citaremos além disso, trocas próximas a data limite da liga.
No ano de 1994, o Utah Jazz fez uma de suas melhores trocas em deadline. Após essa troca com o 76ers, Jeff se tornou um dos melhores jogadores de sua franquia, que neste ano, parou apenas para o Chicago Bulls em duas finais de NBA.
No ano de 1996, o Miami Heat que procurava rejuvenescer o elenco, adquiriu Tim Hardaway em uma troca com o Golden State Warriors. Na temporada seguinte após a troca, a franquia venceu 61 dos 82 jogos disputados e perdeu apenas a final da conferência leste para o Bulls.
Em uma troca que poderia ter envolvido Stephen Curry, Bogut chegou no GSW e já assumiu a titularidade no ano de 2012. Após três ótimos anos, o jogador deixou a franquia na temporada 2015-16, com um titulo em sua ótima trajetória em São Francisco, e está de volta ao time nesta temporada.
A primeira troca recente da lista, em 2022 o Sacramento Kings fez a famosa troca 'boa para os dois lados.' Após negociar com Sacramento, Sabonis foi para a equipe e Haliburton para os Pacers, onde hoje, é o franchise player e candidato a All-Star.
Conforme informado no stories passado, Sabonis foi ao Kings em uma troca ao Haliburton que foi ao Pacers. Hoje, Domantas é o principal jogador da franquia, candidato a MVP e reserva do All-Star Game.
Em 2001, Mutombo foi negociado ao 76ers, onde jogou o All-Star game e liderou a partida com 22 pontos e três bloqueios. O jogador é o maior vencedor do prêmio "Jogador defensivo do ano", conquistando quatro vezes o feito.
Uma das trocas da NBA que resultaram em título: Drexler chegou ao Rockets no ano de 1994. Após a chegada de Tracy e Drexler, os Rockets foram campeões novamente da NBA, se tornando bi-campeão na epóca em que Michael Jordan havia se tornado jogador de beisebol.
O Los Angeles Lakers que não vinha de anos bons resolveu colocar um basta nisso no ano de 2008. Para dar a Kobe um time decente, a franquia fez, pra muitos, uma das melhores trocas da história de deadline. No primeiro ano de Gasol, Los Angeles foi frustrado pelo Boston Celtics, porém, anos depois conquistaram dois títulos, ambos em cima do Celtics.
Pra muitos um dos jogadores mais geniais da liga, Carmelo foi também trocado na deadline da NBA. A troca ocorreu em 2012, de lá pra cá, foram sete anos de muita alegria, porém, sem títulos para a franquia de Nova York.
Uma das trocas que não foram feitas exatamente na deadline, porém sim nos dias finais da janela, Kyrie Irving foi oficialmente anunciado no Dallas Mavericks, onde irá fazer companhia á Luka Doncic. Com isso, a franquia de Dallas tem chances reais de título com Kyrie atuando.