GRINGOS NO BRASILEIRÃO 2023

Efeito JJ?

Por mais que fosse comum técnicos estrangeiros no Brasil, a passagem avassaladora de Jorge Jesus pelo Flamengo tornou 'moda' e fez crescer o número de treinadores vindos de fora do Brasil.

Portuga na área

Ainda que tenham outros países com treinadores no Brasil, a grande moda é dos portugueses. A onda dos técnicos estrangeiros se confirmará no Brasileirão 2023. Veja quais são os gringos que iniciam o campeonato.

Abel Ferreira (Palmeiras)

Atual campeão brasileiro, o treinador inicia mais uma temporada pelo Palmeiras tendo conquistado todos os títulos possíveis, menos a Supercopa do Brasil.

Vítor Pereira (Flamengo)

Mesmo que não tenha sido anunciado, o ex-técnico do Corinthians irá assumir o Flamengo após saída de Dorival. Será a segunda temporada seguida do português em solo brasileiro.

Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)

Após ter sido cobiçado por diversos clubes, como Vasco e Corinthians, o argentino renovou e inicia mais uma temporada pelo Fortaleza.

Com começo conturbado, o português terminou o ano em alta e terá reforços no elenco para tentar levar o Glorioso para Libertadores.

Luís Castro (Botafogo)

Após passagem no Celta de Vigo, o argentino retorna ao futebol brasileiro para tentar fazer novamente o Atlético brigar por títulos como em 2021.

Eduardo Coudet (Atlético-MG)

Com campanha excepcional na Série B, o treinador inicia 2023 a frente do Cruzeiro com muita moral, mesmo com pouco investimento.

Paulo Pezzolano (Cruzeiro)

O português fez grande campanha no Talleres na última Libertadores e chega com contrato de dois anos no Bragantino para dar continuidade ao trabalho longevo.

Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino)

Renato Paiva (Bahia)

Outro projeto que chama atenção para 2023, o Bahia terá o português como líder do seu primeiro ano com o Grupo City, de volta à elite do futebol brasileiro e com investimento.

Ivo Vieira (Cuiabá)

Após um grande trabalho no Gil Vicente, o português chega ao Brasil para assumir o Cuiabá substituindo Antonio Oliveira, que não renovou seu contrato.

E pode aumentar!

O Goiás é o único clube da Série A sem treinador. Caso contrate um estrangeiro, os gringos representarão 50% dos treinadores no Brasileirão 2023. Número expressivo! Será que rola?