A categoria peso-leve do UFC hoje talvez seja a que tem os maiores talentos da organização, mas no passado já deu muita dor de cabeça. O MF listou todos os campeões da categoria que compreende lutadores entre 66 e 70 kg.
Jens Pulver se sagrou como primeiro campeão peso leve, mas acabaria vagando o cinturão, por problemas contratatuais.
O primeiro campeão
Em 2000, o cinturão peso leve foi colocado em disputa pela segunda vez, mas Caol Uno e B.J Penn empataram e o título continuou vago.
A luta que mudou tudo
O UFC decidiu então extinguir a categoria pois entendia que os lutadores "pequenos" não atraíam tanto os fãs quanto os das categorias de peso maiores.
Categoria no gelo
Após 2 anos sem uma categoria peso leve, Sean Sherk venceu Kenny Florian e foi o primeiro campeão da categoria no período.
Volta da categoria
Após conquistar o cinturão do peso meio-médio, B.J Penn voltou ao peso leve, venceu Sherk e conquistou o cinturão, que manteria por 2 anos.
Reinado de Penn
Edgar venceu Penn em 2010 para conquistar o cinturão e se tornar o quarto campeão da categoria. Ele venceria o havaiano novamente para manter o título.
Frankie Edgar
Em um resultado surpreendente o lutador bateu Edgar para conquistar o cinturão peso-leve em luta realizada no Japão.
Benson Henderson
Pettis terminou o reinado de Henderson em sua terceira defesa, em luta ocorrida em 2013.
Anthony Pettis
O primeiro brasileiro campeão da categoria, derrotou Pettis em luta realizada em março de 2015
Rafael dos Anjos
Alvarez venceu Dos Anjos em julho de 2016, evitando uma esperada luta entre o brasileiro e Conor McGregor.
Eddie Alvarez
McGregor que já era campeão do peso pena , conquistou também o título do peso-leve. Ele teria o título tirado dele após longo período de inatividade.
Conor McGregor
O russo conquistou o cinturão em um evento bagunçado em abril de 2018. Khabib só vagaria o cinturão em 2020, quando anunciou sua aposentadoria sem perder uma luta sequer.
Khabib Nurmagumedov
O Brasileiro conquistou o cinturão vago em maio de 2021 após vencer o americano Michael Chandler.
Charles Oliveira
Oliveira iria defender o cinturão contra Justin Gaethje, mas acabou não batendo o peso e teve o cinturão retirado. Ele enfrenta Islam Makhachaev neste sábado (23) pelo cinturão vago.