Após a saída de Dorival Júnior, o Flamengo está próximo de anunciar a contratação de Vítor Pereira. Todos os detalhes já foram alinhados e o português está próximo de assinar o contrato.
Mas quem é esse treinador que trocou o Corinthians pelo Flamengo e terá sua segunda temporada no futebol brasileiro? Te explicaremos.
Com vasto conhecimento e repertório tático, o português é exigente e tem personalidade forte, o que acaba afetando a relação com alguns jogadores. Gosta do futebol ofensivo e intenso, sem perder o talento.
Antes de ser um grande treinador, Vítor foi um jogador modesto, com passagens por Sporting de Espinho, Avanca, Oliveirense, Esmoriz, Estarreja, Fiães, São João de Ver e Lobão.
Integrando a equipe técnica, começou no Gondomar, Arrifanense e Esmoriz. Na temporada 2002–03, treinou a equipe de juniores C do Padroense.
Vítor chegou no clube na temporada 2004–05, substituindo Luís Castro já com a II Divisão B em andamento. Não conseguiu fazer a equipe subir para elite do futebol português.
A experiência começou bem, não conseguindo o acesso por pouco, terminando no segundo lugar do campeonato 2005–06. Ele não chegou a concluir a temporada seguinte.
Em 2007, retornou ao Porto para treinar a equipe Sub-15. Porém, em 2008, foi contratado pelo Santa Clara, onde permaneceu durante as temporadas de de 2008–09 e 2009–10.
Em 2010, passou a desempenhar tarefas de treinador adjunto de André Villas-Boas no Porto até ao final da temporada 2010–11. Com a ida de Villas-Boas para o Chelsea, Vítor assinou como técnico principal.
Seu primeiro título oficial da carreira foi conquistado em agosto de 2011, após ter levado o Porto à vitória na Supertaça de Portugal, vencendo o Vitória de Guimarães por 2-1.
Em 2012, venceu o seu primeiro título de campeão nacional como treinador principal. No mesmo ano também conquistou a Supertaça de Portugal e, em 2013, o tricampeonato nacional e o seu segundo título da Primeira Liga consecutivo.
Em 2013, assinou contrato para comandar o time saudita, mas não foi uma passagem com grande repercussão e títulos.
O português teve uma passagem de destaque pelo clube e conquistou Campeonato Grego e Copa da Grécia da temporada 2014/15.
Em junho de 2015, foi anunciado como técnico do Fenerbahçe, mas foi demitido em agosto do ano seguinte por desentendimento com a direção, que foi causada por uma alteração tática feita pelo treinador e que estaria fora daquilo que fora combinado entre as duas partes.
Em dezembro de 2016, foi anunciado como técnico do 1860 München até junho de 2018. No ano seguinte, o clube alemão foi rebaixado para a terceira divisão.
Substituindo André Villas-Boas e trabalhando com os brasileiros Hulk e Oscar, o português venceu Campeonato Chinês e Copa da China.
O atacante do Atlético-MG se desentendeu com o treinador na China por não ter gostado de uma substituição, o que estremeceu ainda mais a relação entre eles.
Após boa passagem pela China, retornou ao clube turco, mas não conseguiu mais uma vez ter um bom trabalho a frente da equipe.
Anunciado em fevereiro, fez grande trabalho. Levou o time para fase de grupos da Libertadores, mantendo a equipe no G-4 por grande parte do campeonato, e foi vice da Copa do Brasil.
Inclusive, o trabalho feito por Vítor Pereira na final da Copa do Brasil chamou a atenção do Flamengo, que já colocou o treinador no radar caso Dorival não permanecesse.
A relação do treinador com o Corinthians e os torcedores se estremeceu com o acerto com Flamengo. O português não quis renovar com o Timão alegando problemas de saúde de sua sogra.
Os problemas são reais e o Flamengo irá bancar a vinda da família do treinador para o Brasil e auxiliará no tratamento de sua sogra.
Com relação estremecida com o Corinthians e no segundo ano no futebol brasileiro, Vítor Pereira busca seus primeiros títulos no país e terá o elenco do Flamengo, um dos melhores da América, em mãos.