finais entre sul-americanos e europeus em copas do mundo

Inter-continental

Veja a seguir todos as finais de Copas do Mundo que tiveram embates entre seleções da América do Sul contra seleções da Europa.

Brasil 5 x 2 Suécia (1958)

A primeira final da lista marca o primeiro título do Brasil em Copas do Mundo. Vavá e Pelé marcaram duas vezes cada um e Zagallo fechou a conta na goleada sobre a Suécia.

Brasil 3 x 1 Tchcoslováquia (1962)

Sob o comando de Garrincha, o Brasil conquistou a sua segunda Copa do Mundo na edição seguinte vencendo a Tchecoslováquia de virada com gols de Amarildo, Zito e Vavá.

Brasil 4 x 1 Itália (1970)

O futebol arte se firmava no planeta. A final de 1970 é lembrada até hoje como um dos maiores jogos da história da Copa do Mundo. Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto fizeram os gols que deram o tri para o Brasil.

Argentina 3 x 1 Holanda (1978)

Em copa realizada na Argentina, os donos da casa venceram a Holanda por 3 a 1 em partida que foi definida na prorrogação após o empate em 1 a 1 no tempo normal. Craque daquela edição, Mario Kempes marcou dois gols na decisão.

Argentina 3 x 2 Alemanha (1986)

A Argentina conquistou o seu segundo título mundial em 1986 após derrotar a Alemanha por 3 a 2 em final realizada no México. Brown, Valdano e Burruchaga marcaram os gols dos campeões.

Alemanha 1 x 0 Argentina (1990)

Na edição seguinte, a Alemanha se vingou vencendo a Argentina por 1 a 0 na decisão com gol de pênalti de Brehme. Foi a primeira vez que uma seleção europeia venceu uma seleção sul-americana na final de uma Copa do Mundo.

Brasil 0 (3x2) 0 Itália (1994)

Em 1994, o Brasil contou com o brilho de Taffarel na disputa de pênaltis e foi tetracampeão mundial em cima da Itália.

França 3 x 0 Brasil (1998)

Em edição realizada na França, os donos da casa conquistaram o primeiro título mundial de sua história ao golearem o Brasil na final. Zidane duas vezes e Petit marcaram os gols da França.

Brasil 2 x 0 Alemanha (2002)

É penta! Com dois gols de Ronaldo, o Brasil conquistou o seu quinto título de Copa do Mundo após vencer a Alemanha por 2 a 0 na decisão.

Alemanha 1 x 0 Argentina (2014)

Em final no Maracanã, a Alemanha conquistou a Copa do Mundo pela quarta vez ao vencer a Argentina por 1 a 0 com gol de Mario Götze na prorrogação.

Argentina 3 (4x2) 3 França (2022)

Em jogaço no Catar, Argentina e França empataram em 3 a 3 e a final foi decidida com vitória dos sul-americanos nos pênaltis.