Segundo colocado na classificação geral, com 26 pontos, o Flamengo enfrentará o Vasco, que terminou em terceiro com 22 pontos. O Rubro-Negro tem o melhor ataque da competição, com 27 gols. O Cruzmaltino é o terceiro, com 19.
Contando todos os jogos, a vantagem é do Flamengo. São 338 partidas, com 131 vitórias para o Rubro-Negro, 104 do Cruzmaltino e 103 empates. São 443 gols marcados pelo Flamengo e 400 pelo Vasco.
Pelo Campeonato Carioca, a vantagem segue sendo do Flamengo. Em 240 jogos, o atual bicampeão do torneio venceu 94 contra 79 do Vasco. De resto, são 67 empates. A distância ainda é grande entre eles.
Na atual edição, Flamengo e Vasco já se enfrentaram, na 10ª rodada, com vitória do Rubro-Negro: 2 a 1. Filipe Luís abriu o placar, Gabriel Pec empatou e Arrascaeta, no final do segundo tempo, marcou um golaço.
Abrindo o ano mágico do Flamengo, ainda com Abel Braga, o Rubro-Negro superou o Vasco na final do Campeonato Carioca. Com jogo de ida e volta, foram duas vitórias por 2 a 0 que fizeram o clube vencer a competição.
Com melhor time, o Flamengo tem uma sequência bem positiva contra o Vasco. Nos últimos 19 jogos, o Rubro-Negro foi derrotado apenas uma vez pelo seu rival, no último Carioca, por 3 a 1, no único clássico do ano.
Os dois pilares do Vasco na atual edição do Carioca são Raniel e Nenê. Cada um da dupla tem cinco gols. Além dos gols, o meia também tem quatro assistências, mostrando sua enorme influência ofensiva.
Por sua vez, os pilares ofensivos do Flamengo são Gabigol e Arrascaeta. O camisa 9 é o artilheiro do Carioca com sete gols, além de ter uma assistência. O uruguaio já marcou cinco gols e deu duas assistências.
A primeira partida da semifinal acontecerá dia 16, na próxima quarta-feira, às 20h. O jogo de volta será dia 20, às 16h. Ambas as partidas vão acontecer no Maracanã.