Jogadores que garantiram vaga às vésperas da Copa do Mundo 

1994- Ronaldo

Aos 18 anos, o jogador do Cruzeiro foi uma das surpresas da lista final de Carlos Alberto Parreira. O atacante havia disputado apenas três amistosos contra Argentina, Islândia e Honduras. Não entrou em campo naquele mundial, mas ergueu a taça nos Estados Unidos. 

2002- Gilberto Silva

O volante do Atlético-MG garantiu sua vaga nos jogos de preparação pro mundial, e se firmou como titular ao longo do torneio 

2002- Kleberson

Mias um volante que garantiu sua vaga nos últimos jogos antes do mundial e foi se tornando peça chave do Brasil de Felipão em 2002

2002- Ricardinho 

Outra ‘surpresa’ acabou sendo a convocação do meia Ricardinho, chamado de última hora para o lugar do capitão Emerson, que sofreu lesão durante treinamento da equipe. 

2010- Grafite

O atacante Grafite foi a aposta de Dunga para o Mundial na África do Sul. Tendo feito boas atuações nos dois últimos amistosos antes da Copa (contra Irlanda e Zimbabwe), o atacante vivia boa fase no Wolfsburg e ganhou uma chance na lista final, mas só entrou em uma partida do Mundial. 

2014- Henrique 

Com poucos minutos em campo e só quatro amistosos no ciclo do Mundial, o zagueiro Henrique, então do Napoli, foi a surpresa de Felipão na lista final do Mundial no Brasil. O defensor que havia trabalhado com o técnico no Palmeiras venceu a concorrência com Miranda.

2018- Taison

Bastante contestado, a convocação de Taison por Tite em 2018 segue um mistério. O jogador, a época do Shakhtar Donetski, acabou não entrando em campo no mundial.

2018- Fred

Volante do Shakhtar em 2018, Fred acabou na lista final de Tite, e virou figurinha carimbada no ciclo para a Copa de 2018. 

2022

A última lista de Tite antes do mundial desse ano já saiu, e será para os amistosos diante Tunísia e Gana, ainda nesse mês. E com a lista, tivemos duas novas caras entre os convocados: Bremer e Ibañez