O atacante uruguaio Luis Suárez deve deixar o Nacional, clube que defende desde julho, ao fim do Campeonato Uruguaio em novembro. O que deixará o jogador livre antes da Copa do Mundo.
Suárez surgiu para o futebol justamente com a camisa do Nacional, sua estreia como profissional ocorreu em 2005 e em 2006 já era um dos grandes nomes da equipe, marcando 12 gols em 34 jogos.
Antes de deixar o clube rumo ao Gronigen-HOL, Suárez teve tempo de conquistar 2 títulos uruguaios e ainda atuar em jogos de Copa Sul-Americana.
Suárez vestiu as camisas de Gronigen e Ajax em solo holandês, brilhando pelos dois. Foram 196 jogos e 127 gols somando passagens pelas duas equipes.
Suárez se mostrou para o Mundo na Copa do Mundo de 2010, na qual marcou gols importantes e ficou marcado pelo gol de Gana que impediu com as mãos para colocar a Celeste nas semifinais do Mundial.
As passagens por Liverpool e Barcelona firmaram Suárez na lista de grandes craques do futebol Mundial e o estabeleceram como um atacante a ser observado.
Tanto Barcelona quanto Atlético de Madrid não renovaram o contrato de Suárez ao fim dos respectivos vínculos mesmo com o atacante mantendo uma boa média de gols, o que deixou a porta aberta para que ele voltasse à América do Sul.
Times da China e da Arábia Saudita e até dos Estados Unidos, mas nenhuma agradou o jogador o suficiente para fazê-lo aceitar.
Quando perguntado se jogaria no Brasil, Suárez foi categórico em dizer que não. Segundo o jogador, o calendário do futebol no país, o afastou da ideia. O Flamengo já havia mostrado interesse em ter o jogador.
O uruguaio já tinha tudo acertado com o River, mas a eliminação dos argentinos na Libertadores, fez com que o negócio melasse.
Após diversas conversas, Suárez acertou com o Nacional até o fim de 2022, retornado ao clube após 16 anos, visando ajudar o time na disputa da Sul-Americana.
Mesmo com Suárez em campo, o Nacional acabou eliminado da Sul-Americana nas quartas de final pelo Atlético-GO.
"Termina o campeonato e Suárez vai embora do Nacional. Não vou gerar faltas expectativas. Ele fez um grande esforço para vir e, a cada vez que me perguntam, digo para não gerar expectativas para o futuro", disse.
A MLS pode ser um possível destino do atacante, visto que ele já mostrou interesse em atuar na liga, desde que o clube se classifique aos play-offs. Atuar em times europeus de menor expressão é outro caminho, para que Suárez não chegue ao Mundial sem clube.