QUAL PIADA O CORINGA CONTOU AO BATMAN ANTES DE MORRER?

Em Batman: A Piada Mortal, tanto na HQ quanto na animação, o desfecho traz um dos momentos mais intrigantes da rivalidade entre Batman e Coringa.

Intrigante

Após tentar ajudar o vilão a se reabilitar, o Cavaleiro das Trevas ouve uma piada contada pelo palhaço do crime, que ironiza a situação.

Uma piada

Portanto, o Coringa conseguiu quebrar a seriedade do Batman por um breve momento. Embora a consequência tenha sido… mortal.

Mortal

Qual foi a piada?

A piada fala sobre dois loucos tentando fugir de um asilo, onde um oferece ajuda ao outro, mas a confiança entre eles é inexistente.

A graça

A graça da história está no fato de que, assim como na piada, o Coringa jamais confiaria no Batman, pois reconhece nele a mesma loucura que carrega.

Insano

Mesmo sendo um herói, Batman é um personagem marcado por traumas profundos e comportamentos extremos, o que o aproxima perigosamente da insanidade do Coringa.

Seu passado

A morte de seus pais e sua escolha de lutar contra o crime vestido de morcego evidenciam essa conexão sombria.

O desfecho

Ao entender a metáfora, Batman ri junto com seu eterno inimigo, mas em seguida toma uma decisão drástica: encerra a disputa de décadas matando o Coringa, algo sugerido sutilmente na cena final.

Juntos?

Batman: A Piada Mortal deixa claro que, no fim, herói e vilão eram dois lados da mesma moeda — e o riso compartilhado marca o trágico fim dessa relação. O ato final simboliza a impossibilidade de redenção entre os dois.