treinadores brs no velho continente 

Velho continente 

O MF listou treinadores brasileiros que já tiveram a oportunidade de dirigir clubes europeus, confira. 

Cada vez mais raro

Tidos como ultrapassados ou pouco qualificados, além de não possuir as licenças necessárias, os treinadores brasileiros não tem tido espaço no futebol europeu, enquanto isso, cada vez mais europeus aparecem no Brasil. 

Luiz Felipe Scolari

Após ser campeão do Mundo com o Brasil em 2002 e fazer boas campanhas com Portugal na Copa de 2006 e na Euro de 2008, Felipão teve uma passagem apagada no Chelsea, foram 36 jogos no total, antes de ser demitido. 

Sylvinho

O ex-lateral fez basicamente toda sua carreira na Europa. Após um período como dirigente do clube, assumiu o comando do Lyon, empreitada que durou somente 11 partidas. 

Milton Mendes

Um dos poucos treinadores com licença da UEFA, o treinador encerrou sua carreira como jogador e começou a sua como treinador em Portugal, passando pelo modesto Machico e pelo Marítimo. Foram 53 jogos comandando times portugueses. 

Leonardo

Hoje trabalhando como dirigente, Leonardo foi técnico dos rivais de Milão, Inter e Milan e também do Antalyaspor, da Turquia, somando os 3 trabalhos foram 68 partidas comandando times europeus. 

Zico

ídolo máximo do Flamengo, Zico comandou 3 clubes europeus, CSKA, Fenerbahçe e Olympiacos.  Somando todas as passagens, foram 101 partidas na Europa. 

Vanderlei Luxemburgo

Após passagens memoráveis por Santos e Cruzeiro, Luxemburgo foi escolhido para comandar o Real Madrid. Foram 45 jogos no comando dos galáticos. 

Abel Braga

O treinador passou pelo Olympique de Marselha, clube pelo qual jogou e mais recentemente pelo Lugano, da Suíça.  Foram somente 20 jogos somando as duas partidas. 

Ricardo Gomes 

ídolo na França, o ex- zagueiro comandou Bordeaux, PSG e Mônaco. É o treinador da lista com mais partidas a frente de "europeus" somando 249 partidas.