A Federação Portuguesa de Futebol anunciou nesta segunda (9), a contratação do treinador espanhol Roberto Martínez, de 49 anos para comanda a Seleção do país.
O contrato inicial de Martínez prevê que o Espanhol comande Portugal até o final da Copa de 2026, ou seja, todo o ciclo para o próximo Mundial.
Ciclo inteiro
O volante Roberto Martínez vestiu camisas de equipes modestas na Espanha, Inglaterra e Escócia antes de encerrar a carreira em 2007.
Como jogador
2 anos depois de encerrar a carreira como jogador, Martínez iniciava a sua de treinador, pelo Swansea City.
Início imediato
Em pouco mais de 2 anos no comando da equipe Galesa, Martínez comandou 125 jogos com 63 vitórias, 27 empates e 25 derrotas.
Swansea City
O segundo clube de Martínez foi o Wigan, onde ficou no comando por cerca de 4 anos, com 175 jogos sendo 51 vitórias, 47 empates e 77 derrotas.
Wigan
Foram 3 anos no comando do clube de Liverpool, com 143 jogos no comando sendo 61 vitórias, 39 empates e 43 derrotas.
Everton
Em sua estadia na Premier League, Martínez trabalhou com jogadores belgas como Lukaku, Mirallas e Steven Defour, deixando uma boa impressão em seus comandados.
Trabalho com Belgas
O Espanhol comandou a "Promissora Geração Belga" em 2 Copas do Mundo e 2 Euros. Foram 6 anos de trabalho com 80 jogos, 56 vitórias, 13 empates e 11 derrotas.
Bélgica
Com uma geração promissora em maõs, Martínez não conseguiu conquistar nenhum título com a Bélgica. O ponto alto foi o terceiro lugar no Mundial de 2018.
Faltou a taça
Assim como foi na Bélgica, Martínez encontra uma geração promissora em Portugal, tendo que conduzir os jovens garotos a títulos, algo que faltou com a Bélgica.