Ainda buscando um treinador, o Santos tem alguns nomes na lista. Um deles é o do experiente argentino Marcelo Bielsa de 67 anos de idade, que está sem clube desde fevereiro, quando deixou o Leeds United.
A diretoria do Santos tem buscado um treinador estrangeiro, algo que já fez recentemente com Ariel Holán, Jorge Sampaoli, Jesualdo Ferreira e Fabián Bustos.
Após uma curta carreira como zagueiro, Bielsa iniciou a carreira como treinador nos 90, pelo Newells Old Boys , da Argentina. logo em seu primeiro ano, conquistou o título do torneio Clausura da Argentina.
Dentro do elenco do Newells Old Boys, estavam os futuros treinadores Gerardo Martino e Mauricio Pochettino, que dizem ter aprendido muito com Bielsa.
Após passagem por clubes do México e da Espanha, Bielsa assumiu a Seleção Argentina em 1998, comandando a equipe nas Copa América de 1999 e 2004 e na Copa do Mundo de 2002.
As campanhas de Bielsa nas principais competições foram aquém do esperado. Acabou eliminado na primeira fase do Mundial de 2002 e ficou com o vice-campeonato na Copa América de 2004. A consolação foi o Ouro Olímpico em 2004.
Foi Bielsa quem deu início ao trabalho que culminaria na vitoriosa geração que conquistaria a Copa América em 2015. Ele dirigiu a Seleção entre 2007 e 2011, sendo eleito melhor técnico da América do Sul em 2009.
Após passagem por Lazio, Athletic Bilbao, Marselha e Lille, Bielsa assumiu o Leeds. Subiu o time para a Premier League , terminando seu primeira temporada na primeira divisão em 9º lugar. Após resultados ruins, porém acabou demitido.
Santos e Bielsa já iniciaram as conversas. A ideia é que o treinador assuma a equipe apenas em 2023. Segundo informações, as impressões do primeiro encontro foram positivas. O salário assusta um pouco e clubes europeus ainda o rondam.
Bielsa já havia negociado com o Santos em 2013, mas o negócio não foi fechado pois o argentino queria comandar todo o departamento de futebol. Essa ideia agrada a diretoria santista nas circunstâncias atuais, mas até o momento nada foi confirmado.