Desde sempre Neymar foi um jogador habilidoso, craque de bola, mas também polêmico. Essas palavras sempre o acompanharam durante sua trajetória no futebol. No entanto, nos últimos anos, a palavra "lesão" também o perseguiu.
Desde que chegou ao PSG, Neymar sofreu inúmeras lesões e perdeu momentos importantes da temporada com o clube francês. A última delas, no dia 19 de fevereiro, o tirou do jogo da volta contra o Bayern de Munique na Liga dos Campeões e do restante da temporada. Listamos, à seguir, todas as lesões.
Em fevereiro de 2018, ele fraturou o quinto metatarso do pé direito e ficou fora por três meses, retornando apenas em maio, prestes a viajar com a Seleção Brasileira para disputar o Mundial da Rússia.
Em janeiro de 2019, ele novamente fraturou o quinto metatarso e ficou 85 dias fora. Em junho do mesmo ano, Neymar rompeu ligamentos do tornozelo direito e ficou mais 63 dias longe dos gramados.
Em outubro de 2019, em nova temporada, o brasileiro teve uma lesão na coxa direita e ficou fora por 37 dias. Já em fevereiro de 2020 ele sofreu uma lesão na costela, perdendo mais quatro jogos.
Em outubro de 2020, um problema no adutor o deixou de fora por 22 dias. Em dezembro, lesão nos ligamentos do tornozelo, com 27 dias no DM. Em fevereiro do ano seguinte, novo problema no adutor fora por 36 dias.
Em novembro da temporada 21/22, Neymar torceu o tornozelo em um jogo contra o Saint-Etienne. A lesão custou ao brasileiro 73 dias de recuperação e 12 jogos perdidos.
Em novembro de 2022, Neymar torceu o tornozelo na estreia da Copa do Mundo. Em fevereiro de 2023, ele sofreu uma lesão parecida pelo PSG. Dessa vez, precisará de cirurgia e está fora do restante da temporada.
Neymar é, nitidamente, caçado pelos jogadores no Campeonato Francês. Isso, claro, aumenta as chances de lesões. Muitos dizem que essa, talvez, seja a hora do brasileiro sair da França e buscar o futuro em outro lugar.