|

Novo rico na Inglaterra? Investidor faz proposta bilionária por parte do West Ham

Após o Newcastle ter sido comprado por investidores, o West Ham pode ser o próximo clube a seguir o mesmo caminho. Porém, o modelo de negócio seria diferente. De acordo com a Sky Sports e o Telegraph, o investidor tcheco Daniel Kretinsky estaria disposto a adquirir cerca de 27% das ações dos Hammers.

As negociações estão bastante avançadas. O valor da porcentagem de ações do time londrino desejadas por Kretinsky estaria em cerca de 600 milhões de libras (R$ 4,85 bilhões). Dessa forma, o acordo para a aquisição dessa porcentagem do controle acionário do West Ham pode ser fechado já nos próximos dias.

O tcheco tem experiência no futebol, já que é dono do Sparta Praga, um dos clubes mais importantes de seu país. Além disso, possui negócios no Reino Unido, sendo acionista do Royal Mail (os Correios britânicos) e da cadeia de supermercados J Sainsbury e também em ações do Le Monde, principal jornal francês.

Assim, sua fortuna é avaliada em cerca de US$ 4 bilhões, segundo levantamento da revista Forbes. Atualmente, os donos do West Ham são os empresários David Sullivan e David Gold, que compraram por 105 milhões de libras metade das ações do clube, posteriormente comprando mais 30%.

A princípio, não existiria a possibilidade da dupla deixar o controle majoritário das ações para Kretinsky, mas há uma possibilidade de aberto, segundo as informações. Ao contrário do que foi com o Newcastle, Kretinsky chegará num time que vive condições melhores na temporada, já que estão na quarta posição da Premier League.