O VfL Wolfsburg – Fußball GmbH, é uma agremiação alemã que abrange 29 modalidades esportivas, dentre elas, o futebol é a mais conhecida
História
Desde a sua fundação, em 1938, o clube já utilizada as cores verde e branca em seu escude e uniformes, porque segunda a história, o treinador Bernd Elberskirch tinha dez camisas nessas cores, à disposição do time e lençóis brancos doados pelo público foram costurados pelas mulheres para a fabricação de calções.
Em 1945, uma crise quase extinguiu o clube, que se manteve em pé com a ajuda de um único jogador que restou, o Josef Meyer. Recuperado, o clube adotou o nome que tem até hoje, VfL Wolfsburg. VfL para Verein für Leibesübungen. A expressão pode ser traduzida como “clube de ginástica” ou “clube para exercícios”.
Ainda, desde aquela época, o clube passou a ser patrocinado pela empresa automobilística Volkswagen, que possui até hoje 95% dos direitos do clube.
Estádio
Construído em 2002, na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxônia – Alemanha, o Volkswagen Arena conta com capacidade para 30.000 torcedores.
Títulos
O Wolfsburg venceu a Bundesliga uma vez em sua história, na temporada 2008/09. Na última rodada, o campeão ainda estava indefinido, mas com sete gols de vantagem no saldo e dois pontos à frente, um empate seria definitivo ao Wolfsburg. Só que o time não economizou, aplicou uma goleada em cima do Werder Bremen, 5 a 1. Ninguém mais tirava a conquista do Wolfsburg. Em 23 de maio de 2009, a inédita Salva de Prata era dos alviverdes, fato que ocasionou uma belíssima festa na Volkswagen Arena.
Também foi campeão da Copa da Alemanha, em 2014/15 e vice-campeão em 1995 e em 2015, o Wolfsburg ganhou a Supercopa da Alemanha em cima do Bayern München.
Foto: Agência Reuters.
Elenco
Com um valor de mercado na casa dos 186,15 milhões de Euros, o Wolfsburg conta com 25 jogadores, entre eles, 3 brasileiros: O João Vitor, extremo-esquerdo, o William, lateral-direito e o Paulo Otávio, lateral-esquerdo.
Após a paralisação no futebol, causada pela pandemia de COVID-19, a Bundesliga retornará no próximo sábado (16). Segundo o atleta Paulo Otávio, o retorno do Campeonato Alemão é um reflexo das condutas adotadas pelas autoridades competentes do país.
– “A Alemanha controlou muito bem essa pandemia, tanto o sistema de saúde como o sistema de segurança pública. Nós saíamos para treinar, e no trajeto até o clube dava para perceber uma grande quantidade de viaturas na rua, e a polícia estava realmente controlando o direito de ir e vir, os parques e lagos fechados, e isso tudo contribuiu para que a curva fosse achatada”, destacou.
Foto: Wolfsburg.
Ainda, o lateral-esquerdo se definiu contente com o retorno do futebol.
– “Foi muito boa a notícia que recebemos que a Bundesliga vai voltar, existe o receio natural do que pode acontecer, até porque o vírus ainda existe, não tem vacina, mas pelo controle que a Alemanha fez, os mais de 1700 jogadores testados”, declarou.
O primeiro confronto do Wolfsburg após a paralisação, será contra o Ausburg.