Volante do Ypiranga, Fidélis ressalta que ‘só falta o acesso para coroar o ano’
Neste sábado (16), o Ypiranga entra em campo para disputar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário do Canarinho será o Paysandu, que também está disputando a última vaga do Grupo D. Assim, a partida terá início às 17h (horário de Brasília), no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
EXPERIÊNCIA
Finalizados os trabalhos da equipe gaúcha para o confronto, o volante Danilo Fidélis falou sobre a importância da sua experiência para o coletivo, campanha do Ypiranga na Série C e expectativa para o duelo. Líder dentro e fora de campo, Fidélis é um dos jogadores mais experientes do elenco e está na sua terceira temporada vestindo as cores do auriverde. Em momentos decisivos como este, a bagagem carregada por cada um é muito importante, e foi isso que o jogador comentou.
“Eu acho que a experiência ajuda muito. Quando eu era mais novo, esperava o respaldo dos mais experientes e eles me davam para eu jogar mais tranquilo. Então faz a diferença sim, creio que posso ajudar e ajudo. Esse ano foi muito complicado para mim, várias lesões, então não joguei muito e perdi espaço no grupo, mas com a minha experiência e liderança dentro do Ypiranga eu consegui ajudar muito no vestiário. A experiência vale sim, nós mais experientes estamos dando total apoio aos mais novos, para eles poderem fazer um grande jogo e conseguirmos esse acesso”.
CAMPANHA
Para chegar até a última rodada com chance de classificação, o Ypiranga fez dois turnos de altos e baixos. Após fazer a melhor campanha dos últimos cinco anos no primeiro turno, o segundo foi turbulento. Demissão do treinador e rodadas finais fora do G4 de classificação. Desse modo, a vaga para disputar o quadrangular veio na última rodada e, se não bastasse, garantiu o 1º lugar do Grupo B, com 31 pontos. Na fase seguinte, o rendimento decaiu e por erros da arbitragem, o Canarinho chega a última rodada com quatro pontos. Para Fidélis, a equipe poderia ter chegado em condições melhores para a partida, mas que foi um grande ano e para coroar, nada melhor do que o acesso.
“A campanha foi a melhor possível, classificamos em 1º lugar na primeira fase e são dois anos seguidos classificando nessa posição. É um privilégio poder fazer parte disso. Sobre a fase final deixamos a desejar em alguns aspectos, por isso estamos chegando ao último jogo em uma situação difícil, mas não impossível. Creio que pelo grupo e futebol que temos, poderíamos ter chegado a uma posição melhor para essa partida. Para mim foi um grande ano, se conseguirmos o acesso vai coroar todo trabalho feito, além do meu -de três anos no clube- e da diretoria, que vem reconstruindo o Ypiranga. Representa muita coisa e não só no futebol, é um crescimento para Erechim”, destacou.
EXPECTATIVA
Para garantir o segundo lugar do grupo Grupo D, a equipe gaúcha precisa vencer o confronto diante do Paysandu e ficar de olho no outro confronto da rodada. Isto porque precisa contar com empate ou vitória do Remo, diante do Londrina. Fidélis ressaltou que a expectiva para o duelo é das melhores e que todos jogadores estão focados em conseguir o tão sonhado acesso.