Arquibancada Alvinegra

Baú do Galo – O maior roubo do futebol brasileiro

Créditos: Eurico Dantas / Agência O Globo

Qualquer atleticano que nasceu após o ano de 1981, cresceu odiando o Flamengo e José Roberto Wright (odeio falar esse nome). O absurdo ocorrido na Copa Libertadores em 1981, que decidia qual time se classificaria para as fases finais, chega a beirar o ridículo e até hoje é destacado como o “Maior Roubo da História do Futebol Brasileiro”.

Antes de falar sobre o jogo de 1981, devemos voltar um ano antes, em 1980, final do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Atlético. A decisão foi polêmica. O arbitro José Assis Aragão, expulsou o atacante Reinaldo, por ter reclamando de um impedimento mal marcado, que realmente não estava impedido. No momento da expulsão o jogo estava empatado em 2 a 2, resultado que daria o titulo para o Galo, pois havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, com a expulsão do craque do time, o Flamengo cresceu e conseguiu marcar mais um gol, dando a vitória e o titulo para o Flamengo.

Agora vamos para 1981, o jogo era pela Copa Libertadores da América, primeira fase, no grupo 3 que contava com Atlético Mineiro, Flamengo, Olímpia e Cerro Porteño. O Galo e Flamengo terminaram empatados, cada um com 8 pontos e por isso foi preciso fazer um novo jogo em campo neutro para definir o classificado para as semifinais.

Os dois times decidiram realizar a partida no estádio Serra Dourada, em Goiânia. As polêmicas começaram antes do jogo, com o arbitro Jose Roberto Wright viajar e se hospedar junto com o time do Flamengo.

Logo no inicio da partida, dava pra perceber que queria derrubar o Atlético no apito. Aos 10 minutos do primeiro tempo, o atacante Reinaldo (Sim, o mesmo que foi expulso no ano anterior na final do Campeonato Brasileiro), fez uma falta em Zico e imediatamente o arbitro mostrou o cartão vermelho para o atacante. Reinaldo ficou sem entender e tentava argumentar com Wright, mas de nada adiantou, mas essa foi o começo das expulsões, não demorou muito para que Éder fosse expulso em uma nova falta. Com 9 jogadores em campo, seria difícil vencer a equipe do Flamengo, o técnico alvinegro Carlos Alberto Silva armou o time na defensiva, mas mesmo com jogadores em maior número, o time carioca não conseguiu marcar.

Ainda no primeiro tempo, com dois jogadores a mais, José Roberto Wright resolveu agir de novo, aos 34 minutos do primeiro tempo, ele expulsou mais dois do Galo, Palhinha e Chicão. Começou a confusão, dirigentes revoltados invadiram o campo, Wright ainda expulso todo o banco de reservas do Atlético, comissão técnica e a diretoria. Indignados com aquilo, jogadores do Atlético começaram a simular contusões em campo, como não havia jogadores no banco de reservas para substituir, o jogo foi encerrado.

Sem o favorecimento de José Roberto Wright, o Flamengo nunca teria sido campeão da Libertadores daquele ano, na primeira fase, só venceram o Cerro Porteño, que era o time mais fraco da competição. Esse episódio trágico de roubo no futebol influenciaram gerações de atleticanos a odiar o Flamengo e principalmente José Roberto Wright.

Blog AntiFlamenguista
Blog Frederico Jota
galomineiro.com.br
Jornal Extra

Declarações após a partida

Reinaldo (Atlético-MG): “Eu não estou entendendo o Zé Roberto até agora, um juiz completamente intranquilo dentro de uma partida, ele está fazendo uma palhaçada num jogo desse que poderia ser decidido tranquilamente.”

Éder (Atlético-MG): “Covardia com todo esse público que compareceu aqui pra prestigiar. É um circo, tá tudo armado. Uma palhaçada, um bando de palhaços armaram isso daqui.”

Junior (Flamengo): “Foi correta a atitude, principalmente por ele ter repreendido o time do Atlético Mineiro, desde do começo em questão das faltas.”

José Roberto Wright (Flamengo): “O publico veio em massa para ver um antifutebol, para ver uma vergonha. Lamentável essa equipe não veio pra jogar futebol.”

Imagens do jogo

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025