O primeiro estadual a iniciar no Brasil (dia 05), começa com os times considerados menores e o Ferroviário, sete rodadas para definir seis vagas, os dois últimos são rebaixados
Atlético Cearense:
O treinador Raimundo Vagner conta com poucos nomes conhecidos da torcida cearense, o goleiro Carlão, os meios-campistas Elanardo (ex-Paysandu) e Bolota (ex-Caucaia) e o atacante Emerson Catarina. A tendência é de ao menos passar de fase, depois disso é procurar se reforçar melhor para chegar entre os melhores da competição.
Barbalha:
O técnico Paulo Schardong tem um trio de ataque de respeito para o futebol alencarino (Cléber, Assisinho e Stênio Garcia), além disso o lateral-direito Alan Silva (ex-Ceará) faz parte do elenco. A priori o time quer ao menos se manter na primeira divisão estadual, o estádio Inaldão deverá ser um trunfo a favor.
Caucaia:
Marcinho Guerreiro conta com um dos melhores times desta parte da competição, o goleiro Ricardo, o trio de zagueiros Túlio (ex-Ceará), Ciro Sena e Erandir (ex-Fortaleza), do lateral-direito Amaral (ex-Palmeiras), o volante Jackson Caucaia (ex-Atlético Mineiro), o meia Paulinho Cearense e o atacante Brunão e Moré (melhor que Pelé).
Ferroviário:
O favorito dentre todos da primeira fase, o técnico Zé Teodoro tem uma dupla interessante de goleiros (Genivaldo e Nicolas), o trio de defesa (Magno Alves, Diego Bispo e Marcelo Amaral), no meio-campo Jorginho, Felipe Macena, Magno e Caíque (principal reforço, ex-Vasco), no ataque Tito e Léo Bahia.
Floresta:
Podemos inferir que a sensação dos treinadores está na Vila Manoel Sátiro (Luan Carlos, foto). No elenco, o lateral-direito Ronaldo (ex-Atlético Cearense), o experiente lateral-esquerdo Zé Carlos, o volante Marconi e o atacante Rômulo (ex-Guarany de Sobral). A tendência é de ao menos passar da primeira fase.
Guarany de Sobral:
O Bugre tem vaga garantida na Série D do Brasileiro, Washington Luiz tem na equipe o goleiro Mauro (ex-Treze), o zagueiro Max Oliveira (ex-Barbalha), o lateral-direito Ceará (ex-Caucaia), o volante Carlão (ex-Botafogo-PB), o meia Patuta (ex-Fortaleza) e a dupla experiente com passagem pelo Ceará, Siloé e Ciel (foto).
Horizonte:
O time da Região Metropolitana aposta praticamente na base (70%), aqueles que disputaram a Fares Lopes e a Copa do Nordeste sub-20. O técnico Roberto Carlos terá o árduo trabalho de pelo menos se manter na divisão de elite, por causa do nível de elenco e também por ser muito jovens (são somente sete rodadas). O meia Cássio aparece como opção.
Pacajus:
O time comandando pelo ex-meia Junior Cearense conta com os zagueiros Oscar Brizuela (argentino com passagem pelo River-PI) e Guto (ex-ABC), o volante Moisés (ex-Horizonte), além da dupla experiente no ataque Thiago Furlan (ex-Guarany de Sobral) e André Cassaco (de vários anos no Horizonte).
Segunda fase:
Ceará SC:
O alvinegro anunciou alguns reforços para melhorar seu elenco, o zagueiro (ex-Bahia), o lateral-direito Eduardo e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco (ambos ex-Chapecoense), o volante Charles (ex-Internacional) e o atacante Rodrigão (ex-Coritiba). Além disso, Argel Fucks manteve Ricardinho, Mateus Gonçalves (renovação de contrato).
Fortaleza EC:
A única contratação até o momento já foi anunciado em 2019 (o atacante Edson Cariús). O time comandado por Rogério Ceni manteve algumas peças importantes como o goleiro Felipe Alves, os volantes Derley e Juninho, além do atacante Ederson (que renovou, por causa da lesão adquirida no ano passado).