Invicto nos seus domínios no retorno do futebol pós-pandemia, o Atlético recebeu o São Paulo no Mineirão, na noite desta quinta-feira, em partida válida pela 7ª rodada do Brasileirão e usou do ‘fator casa’ para voltar ao caminho das vitórias na competição.
Assim como a conquista 3 pontos e a 3ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, o time de Jorge Sampaoli também derrubou sequência invicta do São Paulo. Ademais, emplacou a 8ª vitória seguida como mandante e manteve tabu de 29 anos sem perder para o tricolor no Gigante da Pampulha.
A princípio, o jogo no Mineirão começou bem movimentado, com ambos os times buscando o gol adversário. Mas apesar da primeira finalização ter sido do Atlético, em uma cabeçada de Keno, o São Paulo mostrou domínio de jogo e levou pressão em boa parte da etapa inicial.
Aos 6′, o time de Fernando Diniz teve três chances claras de gol após erro na saída de bola do alvinegro. Após o chute forte de Tchê Tchê, Luciano acertou o travessão no rebote e Pablo cabeceou para fora a melhor oportunidade dos visitantes no jogo.
A pressão continuou e Hernanes, aos 12′, finalizou e exigiu boa defesa de Rafael. 1′ depois, uma pancada de Paulinho carimbou o travessão do goleiro alvinegro. Em seguida, no contra-ataque, Sasha soltou uma bomba pela direita e Volpi espalmou para a linha de fundo.
As melhores chances do jogo eram do tricolor paulista, até que, aos 28′, o gol amadureceu. Em bola levantada de Tchê Tchê, Luciano resvalou de leve antes da bola entrar e abriu o placar no Mineirão. Entretanto, poucos minutos depois, foi alegado impedimento do jogador tricolor e o gol foi anulado pelo VAR.
Sentindo a pressão e do bom jogo do adversário, o Atlético não desperdiçou a chance que teve e começou a construir a vitória por 3 a 0 aos 35′. Em bom lançamento de Jair, Alan Franco mandou a bola para o fundo das redes.
Hernanes ainda tentou empatar a partida em cobrança de falta, aos 38′, mas parou em Rafael. Entretanto, fazendo valer o “quem não faz, leva”, aos 6′ depois, Alan Franco voltou a marcar. De Sasha pra Hyoran, que ajeitou para o equatoriano ampliar. Em resumo, a eficiência que faltou ao São Paulo, sobrou para o Atlético nos primeiros 45′ de jogo.
Com a vitória parcial, a tranquilidade do Atlético foi nítida. O alvinegro dominou e não deixou o São Paulo sair com a bola. E assim como na etapa inicial, a oportunidade de ampliar não foi desperdiçada. Aos 13′, Guilherme Arana cobrou escanteio, Alonso ajeitou e de cabeça, Jair fez o terceiro do Galo no jogo.
Keno ainda carimbou a trave aos 19′ em um dos últimos lances de perigo criados pelo alvinegro. Sem mudanças no placar, vitória do Atlético no Gigante da Pampulha.
Com 6 jogos disputados, uma a menos que o líder Internacional e o vice-líder São Paulo, o Galo de Sampaoli coleciona 4 vitórias, duas derrotas e 12 pontos no Campeonato Brasileiro, ocupando a terceira posição e se consolidando no G4 da competição.
Além dos três pontos, a vitória sobre o São Paulo também marcou a permanência de um tabu de 29 anos envolvendo as equipes. Desde 1991 o tricolor não sabe o que é vencer o Atlético no Mineirão.
Atlético (3): Rafael, Mariano, Igor Rabello, Alonso, Guilherme Arana (Fábio Santos), Jair (Guga), Allan, Franco, Hyoran (Marrony), Keno (Marquinhos) e Sasha (Savarino)
Técnico: Jorge Sampaoli
São Paulo (0): Volpi, Igor V., Diego Costa, Léo, Liziero, Tchê Tchê, Gabriel Sara (Vitor Bueno), Hernanes (Igor Gomes), Luciano, Pablo (Toró) e Paulinho (Brenner)
Técnico: Fernando Diniz
Apitou no Mineirão, Jean Pierre Gonçalves Lima auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Leirson Peng Martins. O árbitro de vídeo ficou por conta de Rafael Traci.
O time de Jorge Sampaoli visita o Coritiba, no Couto Pereira, neste domingo (06), às 20h30, em partida válida pela 8ª rodada do Brasileirão.
Após a transferência de Oscar para o São Paulo, o Shangai Port, atual campeão chinês, se movimentou rapidamente no mercado…
João Adriano que esteve no elenco que garantiu acesso à Série B em 2025, falou sobre as expectativas para a…
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…