|

Em busca da permanência na liderança, o Atlético se despede dos jogos do meio da semana contra o Fluminense, no Mineirão

O Atlético recebe o Fluminense na noite desta quarta-feira (14), no Mineirão, às 21h30, em busca da permanência na ponta do Campeonato Brasileiro e dos 100% de aproveitamento em casa na competição. Além disso, a partida, válida pela 16ª rodada, marca ainda a despedida dos jogos do alvinegro no meio da semana. O Galo, em suma, só volta a jogar nas quartas ou quintas a partir do dia 20 de janeiro de 2021, na 31ª rodada, quando enfrenta o Grêmio, no Sul.  

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

De desfalques para o confronto de logo mais, o técnico Jorge Sampaoli ainda conta com as ausências de Júnior Alonso, Alan Franco e Savarino devido as Eliminatórias para a Copa de 2022. Odair Hellmann, da mesma forma, não deverá contar com Fred e Nenê, devido a uma escolha do próprio técnico por um time com mais velocidade no setor ofensivo.   

RETROSPECTO 

Atlético e Fluminense já se enfrentaram, na história, 93 vezes. São 37 vitórias do alvinegro, 26 empates e 30 triunfos dos tricolores. Pelo Campeonato Brasileiro, foram 55 jogos e a vantagem também é do Galo, que soma 23 vitórias, contra 16 empates e outras 16 derrotas. 

No palco do duelo de logo mais, o alvinegro também tem um retrospecto positivo. De 28 partidas no Mineirão, o Atlético venceu 14, empatou nove e perdeu apenas cinco. São 47 gols-pró e 26 contra.  

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

SUPERANDO AS PRÓPRIAS CAMPANHAS!

Se vencer hoje, o time de Jorge Sampaoli chegará a 33 pontos, faltando apenas quatro jogos para o fim da primeira metade do Brasileirão. E dessa maneira, o alvinegro poderá superar outras 10 campanhas feitas por ele mesmo nos pontos corridos.  

Já com 30 pontos, o Atlético já supera as campanhas feitas nos anos de 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014, 2017 e 2019 no 1º turno do Brasileirão. Caso consiga o triunfo sobre o tricolor na noite de hoje, no Mineirão, o alvinegro acrescenta o ano de 2018 a essa lista e já supera de uma vez, 10 campanhas de edições passadas.  

Nos últimos anos, apenas em 2012, 2015 e 2016, o alvinegro teve um 1º turno melhor do que a atual campanha

Imagem: Divulgação/Atlético

Dessa forma, o líder do Brasileirão vem de goleada sobre o Goiás e entra em campo logo mais buscando se manter na primeira colocação. O alvinegro soma 10 vitórias e 30 pontos e 71,4% de aproveitamento. 

Assim como o Galo, o Fluminense busca ganhar posições na tabela e entrar no G4. O time das Laranjeiras defende uma invencibilidade de quatro jogos (três vitórias e um empate). O tricolor soma até aqui, sete vitórias, 24 pontos e 53,3% de aproveitamento.