São Caetano desiste da disputa do Campeonato Brasileiro Série D

O futebol está sendo atingido em vários níveis por conta da pandemia de coronavírus, causador da doença covid-19. No Brasil, ainda não há nenhuma certeza sobre quando as competições voltarão. No dia 15 de março, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão de todas as competições nacionais.

Com isso, o São Caetano Futebol Ltda encaminhou um nesta quarta-feira (22) para a Federação Paulista de Futebol (FPF) desistindo da disputa do Campeonato Brasileiro da Série D em 2020. A competição estava programada para começar em maio.

“Esta foi uma medida bastante pensada e extrema, que infelizmente precisou ser tomada, em decorrência dos problemas e todas as incertezas que envolvem o futebol brasileiro e o seu calendário de competições” informou o São Caetano em comunicado.

“Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários”, completou.

Ainda de acordo com o comunicado do Clube, o São Caetano vai disputar neste 2020 os jogos que faltam para o término da Série A2 do Campeonato Paulista e a Copa Paulista.

São Caetano foi o último campeão da Copa Paulista (Divulgação/FPF)

Herdeiro da vaga

A vaga do São Caetano foi conquistada via Copa Paulista de 2019, que o Clube foi campeão e o XV de Piracicaba vice. Por ser o campeão, o Azulão poderia escolher entre uma vaga para a Copa do Brasil de 2020 e o Brasileirão Série D. À época, o time do ABC escolheu a quarta divisão.

Assim, o XV de Piracicaba ganhou uma vaga na primeira fase da Copa do Brasil deste ano. O time paulista eliminou o Londrina na primeira fase e caiu para o Juventude nos pênaltis na segunda fase. Por já participar de uma competição, o XV não pode ser beneficiado duas vezes.

Com esse cenário, a vaga, de acordo com o regulamento da Copa Paulista, vai para o time sem competição nacional melhor colocado. O terceiro seria o Mirassol, mas a equipe também já tem vaga na Série D. O quarto colocado da Copa foi o São Bernardo, rival do Azulão no ABC Paulista.

“Caso o clube campeão ou vice-campeão tenha o direito a vaga para a disputa da Copa do Brasil de 2020 ou do Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C ou D, a vaga será ocupado pelo melhor colocado na Copa Paulista de 2019, excluindo os clubes já classificados aos campeonatos anteriormente citados”, explica o regulamento da Copa Paulista.

Como a decisão do São Caetano foi anunciada nesta quarta-feira (22) e o São Bernardo, agora classificado à Série D, ainda não se manifestou sobre a herança. A FPF também ainda não se manifestou.

Campanhas históricas do São Caetano

O Azulão do ABC começou sua trajetória no futebol em 1989 e teve uma ascensão meteórica durante seus primeiros 10 anos. Em 1991, a equipe estreava na Série A3 do Campeonato Paulista e em 2000 fazia sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro.

Logo na sua primeira participação, a equipe foi vice-campeã para o Vasco em 2000 e em 2001 repetiu a dose, sendo vice para o Athletico Paranaense. Com essas ótimas campanhas nacionais, o time foi para a Copa Libertadores da América três vezes.

Na segunda participação na maior competição do continente, o São Caetano ficou no “quase”. Na campanha, o Azulão derrubou grandes equipes, mas caiu diante da última. Entre elas, estavam a Universidad de Chile, Peñarol e o América do México, mas perdeu a final nos pênaltis para o Olímpia. Após vencer no Paraguai, o time sofreu o revés no Pacaembu e ficou com o vice-campeonato da América. Confira mais sobre essa história no link abaixo:

Depois do grande sucesso, o São Caetano começou sua queda em 2006 com o rebaixamento da Série A. Em 2013, caiu para Série C e no ano seguinte também teve o descenso para quarta divisão nacional. Hoje, a equipe se encontra na Série A2 Paulista, muito longe de seus grandes dias.

Foto de capa: Divulgação/São Caetano

Gabriel Neri

Amante de uma boa retranca uruguaia enquanto escuto uma MPB tomando uma cerveja argentina. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025