Como o Corinthians vai encarar o Brasileirão 2020?

O Corinthians chega ao Campeonato Brasileiro de 2020 cheio de desconfianças e em um processo de mudanças, tanto dentro como fora de campo. Depois de anos com esquemas defensivos e técnicos que marcaram história nessa linha de pensamento, em 2020 a diretoria decidiu mudar e contratou o treinador Tiago Nunes. Depois de um Paulistão de altos e baixos, como podemos analisar o elenco corintiano? 

Elenco

A posição de goleiro no Corinthians está muito bem representada e não preocupa para o andamento do campeonato. O ídolo Cássio é o titular e capitão da equipe, como primeiro reserva Walter vem sempre mostrando conseguir substituir o titular sem deixar a desejar, as outras duas vagas da posição ficam com os jovens Guilherme, que estava no Sub-23 e Matheus Donelli de 18 anos, que foi o goleiro titular da seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17 de 2019.

Cássio em defesa contra o Mirassol
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

As laterais começaram como um problema para a equipe, apesar de Fagner ser o titular absoluto pelo lado direito, o seu reserva, Michel Macedo, não consegue manter o nível na posição e sempre entra com desconfiança, depois do erro de pênalti na final do Paulistão deve ser ainda mais cobrado

Pelo lado esquerdo a situação parece finalmente ter sido solucionada, o jovem Carlos Augusto se tornou titular da equipe e vem mostrando grande potencial, acontece que o jogador vem sendo negociado com o Monza da Itália e pode sair a qualquer momento. Os reservas são Sidcley que chegou como a contratação que assumiria a titularidade da equipe, mas com problemas físicos não conseguiu desempenhar seu melhor futebol e ficou no banco, já o jovem Lucas Piton apesar de grande potencial ainda precisa melhorar em alguns pontos.

A zaga da equipe é liderada por Gil, o zagueiro campeão em 2015 voltou ao Corinthians em 2019 depois de passagem pelo futebol chinês, apesar de algumas más atuações o defensor parece finalmente ter voltado ao alto nível no pós parada. Para a posição Tiago Nunes ainda conta com Danilo Avelar, o ex lateral que agora é zagueiro vem mostrando boa saída de bola e bom desempenho no jogo aéreo, ainda peca com posicionamento e tempo de bola mas aos poucos vem se mostrando uma solução na defesa. Os reservas da posição são Léo Santos e Bruno Mendez, os dois são jovens promissores mas ainda não tiveram sequências para mostrarem seu potencial.

Os volantes sempre foram o ponto forte do Corinthians e para a atual temporada mostram que continuam no nível mais alto. Gabriel que chegou na equipe em 2017 e passou por diversos altos e baixos terminou o Paulistão sendo titular, apesar dos problemas na saída de bola o jogador vem melhorando a cada jogo, além dele a equipe ainda conta com o jovem Éderson, vindo do Cruzeiro o jogador em poucos jogos mostrou excelente poder ofensivo com gols contra Oeste, Bragantino e Mirassol e assumiu a posição de titular ao lado de Gabriel. Além dos dois a equipe ainda conta com o colombiano Cantillo que tem excelente saída de bola e deve brigar com Éderson e Gabriel pela posição, o jogador perdeu a posição depois de ter contraído a Covid-19. Camacho, Xavier e Roni completam o elenco de volantes.

Éderson comemorando gol.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A posição de meia parece ser um dos principais problemas da equipe, Luan é o principal nome da posição e apesar do bom desempenho em algumas partidas ainda gera desconfiança na torcida, Ramiro faz um papel mais defensivo e pouco participa da armação, durante a final do Paulistão acabou desperdiçando uma boa chance – o que gerou muitas críticas para o atleta. O outro meia titular é Mateus Vital que assumiu a titularidade durante a fase final do Campeonato Paulista e se mostrou útil no esquema de Tiago Nunes. A reserva da posição conta com Araos, que vem de sequência entrando no segundo tempo e os jovens Ruan Oliveira e Gabriel Pereira que ainda não estrearam pelo profissional.

As pontas são a maior carência do elenco corintiano, os jovens Everaldo e Janderson não convenceram Tiago Nunes e o treinador optou por deixá-los no banco, além deles Léo Natel que recém chegou a equipe espera por oportunidades para mostrar seu futebol. Como o elenco do Corinthians não deve ser reforçado durante o ano de 2020 o treinador deve encontrar soluções dentro do elenco para suprir a carência da posição.

O ataque é um ponto forte da equipe, com o ídolo Jô e o argentino Mauro Boselli a posição apenas mostra carência por não possuir um terceiro nome para suprir uma possível lesão. O argentino é o artilheiro do Corinthians no ano, mas acabou se lesionando na partida contra o Oeste e assim Jô assumiu a titularidade na fase final do Paulistão. Além deles Matheus Davó também pode ser utilizado na posição, mas ainda não teve muitas oportunidades.

O elenco do Corinthians não é fraco, mas possui diversas carências que o colocam atrás dos postulantes ao título. Tiago Nunes e sua comissão devem encontrar soluções para que os objetivos do ano sejam alcançados.

Foto de capa: Rodrigo Coca