Giro MF da Série B – rodada 7

O Campeonato Brasileiro Série B 2020 terminou sua 7ª rodada nessa quarta-feira (2) com um fato inédito até o momento na competição, nenhum visitante saiu vencedor. Foram 20 gols em 10 jogos, média de dois gols por partida. O líder Cuiabá tropeçou e o Paraná voltou para o G4 da segundona. Já o Cruzeiro perdeu para o Brasil-RS, que teve sua primeira vitória em sete jogos. Somente um time segue sem perder. A 8ª rodada começa nesta sexta-feira (4).

Guarani 1-1 Oeste

O duelo de paulistas desta rodada aconteceu em Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Oeste e Guarani se enfrentavam tentando se recuperar, afinal, os dois times estão brigando na parte de baixo da tabela. O jogo foi bem equilibrado, mas sem grandes emoções na primeira etapa, o primeiro gol foi sair apenas aos 7 minutos do segundo tempo com Lucas Crispim, Guarani 1 a 0. O Oeste teve o zagueiro Caetano machucado, em seu lugar entrou Sidimar, que aos 30 minutos marcou o gol de empate, 1 a 1. A partida não teve mais modificações no placar. O Guarani chegou aos 4 pontos e o Oeste aos 3. Será essa a volta do Oeste que só empata?

Botafogo-SP 1-1 Cuiabá

O segundo jogo da rodada, abrindo os jogos de setembro da Série B também foi empate por 1 a 1 no Santa Cruz. O Cuiabá, favorito para a partida, não conseguiu encontrar seu bom futebol e sofreu com um gol já nos minutos finais. Jenison abriu o placar para os visitantes aos 30 do primeiro tempo. Mas no final de jogo, aos 40 minutos, Ronald empatou. O time de Mato Grosso é o único sem perder até o momento na B.

Esse foi o segundo tropeço da equipe mato-grossense na competição (Divulgação/Botafogo-SP)

Paraná 2-1 Ponte Preta

Duelo interessante entre os técnicos Allan Aal e João Brigatti. Mas o que não se esperava era o gol de Renan Bressan aos 3 minutos, abrindo a contagem paranista. A Ponte Preta foi em busca do empate e logo achou aos 14 minutos em cabeçada de Matheus Peixoto para o fundo da meta adversária. Após isso, a Macaca Campineira dominou as rédeas do embate e chegou bem próximo do desempate em três lances. No segundo tempo, as oportunidades foram menores devido as paradas e ao campo molhado, porém o Paraná nas chances que teve contou com a sorte em uma, Luizão (contra) desviou o cruzamento para a rede, oferecendo os números finais da partida.

Paraná voltou a encontrar o caminho da vitória diante da Ponte (Robson Mafra/AGIF)

Chapecoense 1-0 Juventude

Jogo que definiu um bom números de jogos sem tomar gol de João Ricardo, no total foram 5 dos 6 até agora definidos. Contudo, a priori, o jaconero tentou e teve chance de marcar com Breno Lopes aos 20 e 22 minutos. Chegando após a metade do primeiro tempo, Chapecoense e Juventude tiveram algumas oportunidades, porém o pé não estava calibrado. No segundo tempo, Umberto Louzer fez uma mudança que lhe ofereceu a vitória, tirou Vinicius Locatelli e colocou Foguinho que três minutos depois marcou seu tento na partida, se livrando da marcação. Depois disso, ambas as equipes tiveram chances de falta, mas sem o êxito devido.

Náutico 1-0 Figueirense

O jogo em Recife na terça-feira teve já surpresa nas escalações, quando o goleiro Sidão do Figueirense não pôde jogar, pois sentiu problemas no aquecimento. A primeira etapa foi de equilíbrio, se destacando pelo gol anulado dos mandantes e a cobrança de falta de Jean Carlos por baixo da barreira, que assustou o goleiro Vitor Caetano. Já no segundo tempo, o Figueirense cresceu e assustou muito, entretanto quem fez o gol pra sair com a vitória foi o Náutico com Dadá Belmonte. Vale destacar o gol perdido pelo alvinegro nos acréscimos, onde o zagueiro Pereira caiu sobre a bola que estava pra entrar, evitando o empate.

Confiança 1-0 Vitória

Confiança e Vitória se enfrentaram no Batistão, em Aracaju, e protagonizaram um daqueles jogos em que facilmente dá vontade de pegar o controle e sair passeando por outros canais e acabar assistindo um reality qualquer. Os times tinham desfalques importantes, e os três pontos eram muito importantes para ambos os lados, mas o que se viu foi um jogo preguiçoso. Um dos únicos momentos emocionantes aconteceu já na etapa complementar, quando aos 31 minutos o centroavante Leandro Kível, que havia acabado de entrar em campo e decretava o seu retorno a uma partida oficial depois de um ano e seis meses, depois de lambança da zaga rubro-negra, resolveu arriscar de fora da área e surpreendeu o goleiro Ronaldo. Retorno consagrado, inaugurando o placar e dando números finais a partida, com direito a lágrimas após a partida.

América-MG 2-1 CSA

Em um dos bons jogos da rodada, o América-MG bateu o CSA e chegou à terceira vitória seguida na Série B. Embalados pelo bom momento, os comandados de Lisca tomaram conta das ações desde o primeiro momento e abriram o marcador num gol contra de Luciano Castan. Pimpão chegou a empatar para os alagoanos, mas Messias, em rebote de uma boa cobrança de falta de João Paulo, deu números finais ao marcador e a vaga no G4 só Coelho. Ao Marujo, fica a boa impressão da valentia mostrada pelos jogadores na reestreia de Argel Fucks no comando da equipe, que terá o trabalho de recuperar a confiança de um dos melhores elencos da competição.

América venceu mais uma vez por 2 a 1 na competição (Fernando Moreno/AGIF)

Avaí 2-0 Operário-PR

O Leão da ilha recebeu o Operário-PR na Ressacada, o jogo foi decidido pelo o Avaí ainda no primeiro tempo. Com a derrota, o Operário perdeu a invencibilidade na competição, restando apenas o Cuiabá como invicto na competição. O jogo teve dois tempos distintos um do outro, o Avaí no primeiro fez marcação pressão, jogando em alta intensidade. O primeiro gol foi marcado pelo Pedro Castro que foi oriundo de uma marcação alta, na saída de bola dos visitantes. Daniel Amorim fez o segundo, após uma bela cabeçada no cruzamento do Arnaldo. Com 2 a 0 no placar, os mandantes tiraram o pé do acelerador. No segundo tempo, os visitantes foram para cima, no entanto não conseguiram causar perigo ao gol do Avaí, sendo assim, o Leão da Ilha soube sofrer e garantir mais uma vitória.

Avaí venceu por 2 a 0 e tirou a invencibilidade do Fantasma (Pierre Rosa/AGIF)

CRB 2-2 Sampaio Corrêa

O jogo de Alagoas surpreendeu a todos, quando se esperava um jogo fácil para o CRB, o time da ‘Bolívia querida’ deu trabalho, inclusive saiu na frente no primeiro tempo, com Marcinho, já o CRB criou oportunidades, mas não conseguiu o gol. Na etapa complementar, Igor aproveitaria uma bola na entrada da área pra, aos 3 minutos, para empatar a partida, e aos 31 minutos, Bill virou o jogo, entretanto não durou muito a felicidade dos alvirubros, pois aos 38, Léo Gamalho quase fez contra em bola parada, o goleiro Victor Souza fez ótima defesa, mas Joécio empatou no rebote, dando os números finais para a partida.

Brasil-RS 1-0 Cruzeiro

Fechando a rodada na quarta-feira, o Brasil-RS recebeu a Raposa no Bento Freitas, em Pelotas. Em mais uma partida deprimente do time do treinador Enderson Moreira, onde a equipe acertou mais a arquibancada que o gol xavante, os locais foram os vencedores. Após um primeiro tempo de leve superioridade celeste, o Brasil saiu para cima no segundo tempo e conseguiu seu gol aos 23 minutos com Gabriel Poveda. Essa foi a sexta vitória do time do RS em 31 jogos e a terceira derrota do Cruzeiro na Série B.

Classificação

O líder é o único invicto na competição, com 14 pontos, o Cuiabá (com um jogo a menos). Empatado em pontos, vem o Paraná em segundo. Fechando o G4, Chapecoense (com um jogo a menos) com 13 pontos e Operário-PR com 12 pontos. Três equipes estão com 11 pontos na B: CRB, Ponte Preta e América-MG. Em 8° e 9° com 10 pontos cada, vem Vitória e Náutico. Fechando a primeira parte, Avaí (com um jogo a menos) com 9 pontos.