Giro MF da Série B 2020 – rodada 1

A história da Série B começou a ser escrita na última sexta-feira com jogo na Arena Pantanal e terminou sua rodada 1 na Arena Barueri. Foram três empates e sete times vencedores nas primeiras partidas da segunda divisão. 21 gols foram marcados e apenas um visitante saiu vitorioso. O Giro MF da Série B é uma série no Mercado do Futebol que fará ao final de cada rodada um resumo de cada jogo e o panorama da classificação.

Cuiabá 0-0 Brasil de Pelotas

O jogo na Arena Pantanal que abriu a competição não era daqueles com as maiores expectativas, sem favoritos ao acesso, e em campo, se comprovou fraco. Com amplo domínio do Cuiabá (67% de posse de bola e 19 finalizações) não superou a famosa retranca de Hemerson Maria, que levou um ponto pra Pelotas nessa estreia.

O primeiro jogo da Série B 2020 foi um empate sem gols (Divulgação/Cuiabá)

Confiança 2-2 Paraná

Em partida movimentada, Confiança e Paraná empataram em 2-2 no Estádio Lourival Batista. Mesmo com o Dragão dominando o jogo, quem abriu o placar foi o time paranista, com Renan Bressan marcando no finalzinho do primeiro tempo. Já na etapa complementar, o tricolor da Vila ampliou com um golaço de Gustavo Mosquito. Mesmo atrás no placar, o time proletário dominava as ações da partida, e foi Danilo Pires o responsável por descontar e dar ânimo a equipe sergipana, que nos acréscimos deu números finais a partida com o gol de Iago.

Juventude 2-1 CRB

A Série B iniciou seus jogos de sábado com um embate polêmico, de um lado, o CRB começou bem fazendo com Léo Gamalho seu primeiro tento na competição e logo após, o goleiro Victor Souza defendeu uma penalidade de Renato Cajá. Porém, a sorte acabou ali, o zagueiro Xandão teve um erro defensivo e o meia Renato completou para o fundo da meta para empatar. No segundo tempo, Diego Torres foi desarmado e no restante da jogada, Breno marcou o segundo gol do Jaconero. Marcelo Cabo ao fim da partida reclamou da penalidade não marcada em Bill e do gol anulado.

Com gols de Renato Cajá e Breno, Juventude faz 2 a 1 sobre o CRB-AL na estreia da Série B (Divulgação/EC Juventude)

Operário 3-1 Figueirense

Em Ponta Grossa, o Operário venceu o Figueirense sem sustos. Com um primeiro tempo de domínio (63% da posse dos mandantes) mas sem grandes chances, se destaca um gol perdido de Pedro Lucas, e o gol de Douglas Coutinho no final da etapa. Para a etapa complementar o time do Figueirense sofreu um apagão, sofreu um gol com 2 minutos, contra de Pereira, e outro com 10, de Marcelo além de duas grandes defesas de Sidão. Os visitantes só reagiram com um gol de Diego Gonçalves, em que o atacante estava a frente do último marcador e o auxiliar não viu.

Vitória 1-0 Sampaio Corrêa

O jogo começou com os donos da casa atacando constantemente o adversário, o que surtiu resultado logo aos 19 minutos com Carleto, cobrando o pênalti, sofrido por Jordy, e garantindo a vitória para o rubro-negro baiano. No segundo tempo, os papéis se inverteram, e o time maranhense assumiu o domínio da partida, e só não chegou ao empate porque o goleiro Ronaldo estava em noite inspirada e afastou todas as tentativas.

Avaí 3-1 Náutico

O Leão da Ilha estreou diante do Naútico. Ambas as equipes começam a competição com pressão, devido o fraco rendimento nos campeonatos estaduais. O Avaí tinha uma reestreia no seu banco de reservas, Geninho, o treinador conseguiu dar uma transição rápida ao time e intensidade. Destaque para o uruguaio Gastón Rodriguez que marcou duas vezes.

Cruzeiro 2-1 Botafogo-SP

A Raposa recebeu o Botafogo de Ribeirão Preto no Mineirão em um jogo marcado pela tensão por parte dos locais. O time visitante assumiu uma posição reativa e dificultou a vida cruzeirense. Os três gols saíram na etapa final. O zagueiro Cacá marcou de cabeça, Wellington Tanque empatou e na sequência, o volante Jean, do Cruzeiro, deu números finais para a partida. Vitória do Cruzeiro na estreia do clube na segunda divisão.

CSA 1-0 Guarani

A partida entre CSA e Guarani aconteceu no Estádio Rei Pelé e acabou em 1 a 0 para os donos da casa. O gol saiu ainda no primeiro tempo e foi marcado por Geovane depois de belo chute do jogador. Apesar do grande domínio do Guarani (o time de campinas teve 72% de posse de bola e finalizou 19 vezes contra 5 dos donos da casa), a partida não teve mais alterações no placar. Ao fim do jogo o treinador Eduardo Baptista comemorou com grande entusiasmo a vitória da equipe alagoana, afinal a equipe tinha 8 desfalques que testaram positivo para o novo coronavírus.

Ponte Preta 0-1 América-MG

Considerado um dos jogos que incluem favoritos ao acesso, tanto Ponte Preta, como América Mineiro tiveram penalidades, no mínimo, discutíveis. No primeiro tempo, o Coelho abriu o placar no rebote da penalidade cobrada pelo lateral-esquerdo João Paulo, já no segundo tempo, a Macaca de Campinas teve sua chance para embater também de pênalti e com o xará João Paulo (meia), porém a bola na trave do goleiro Airton e assim seguiu o resultado positivo para o elenco de Lisca.

América-MG foi o único visitante que venceu na rodada 1 da Série B (Estevão Germano/América)

Oeste 0-0 Chapecoense

A partida que aconteceu as 11 horas do domingo na Arena Barueri não teve muitas emoções. Apesar do domínio durante a maior parte do jogo, os donos da casa não ameaçaram a meta adversária e o mesmo pode ser dito do time catarinense que pouco criou durante toda a partida. O jogo que encerrava a primeira rodada da Série B mostrou grandes limitações de ambas as equipes.

Classificação

Ao final da primeira rodada, seis times ficaram com um ponto: Confiança, Paraná, Cuiabá, Brasil, Chapecoense e Oeste. As equipes com três pontos são Operário, Avaí, Juventude, América-MG, Vitória e CSA.

Botafogo-SP, CRB, Sampaio Corrêa, Ponte Preta, Guarani, Figueirense e Náutico seguem sem pontuação. O lanterna da competição é o Cruzeiro. Mesmo vencendo, a Raposa ficou com -3 pontos por conta de uma punição da FIFA.

Confira os jogos da rodada 2 da Série B 2020

Terça-feira (11)

Botafogo-SP e Confiança – 19h15 – Santa Cruzeiro

Sampaio Corrêa e Juventude – 19h15 – Castelão

Brasil e Ponte Preta – 19h15 – Bento Freitas

Paraná e Avaí – 20h30 – Dourival de Britto

Guarani e Cruzeiro – 20h30 – Brinco de Ouro

Figueirense e Vitória – 21h30 – Orlando Scarpelli

Náutico e Operário – 21h30 – Aflitos

América e Cuiabá – 21h30 – Independência

Quarta-feira (12)

Chapecoense e CSA – 16h30 – Arena Condá

CRB e Oeste – 17h – Rei Pelé

Foto de capa: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Texto por: Caio Ribeiro, Gabriel Neri, Jean Lucas, Lucas Medeiros, Roberto Gatti, Tomaz Morais