Giro MF da Série B – rodada 9

A rodada 9 do Campeonato Brasileiro da Série B 2020 terminou com um novo líder, a Ponte Preta. O Cruzeiro, com o novo treinador, Ney Franco, venceu novamente após cinco jogos. O Oeste não empatou, nem perdeu, e sim teve sua primeira vitória em nove jogos, saindo da lanterna. A rodada começou no dia 8 de setembro e terminou somente no último domingo (13). Um jogo foi adiado, CRB e Chapecoense, por conta da final do Campeonato Catarinense.

Juventude 3-1 Confiança

O confronto entre Juventude e Confiança foi mais um jogo onde a arbitragem teve o protagonismo. O time sergipano até chegou a abrir o placar no primeiro tempo, mas na etapa complementar, os donos da casa igualaram o placar com gol em condição de impedimento, que foi validado pela arbitragem. Poucos minutos depois o time de Caxias do Sul virou o jogo. A partida ganhou números finais já nos acréscimos, quando a defesa do time proletário cometeu falta e a arbitragem, de forma equivocada, marcou pênalti que foi convertido por Renato Cajá.

Time jaconero ganhou de virada do Confiança (Fernando Alves)

Cuiabá 0-0 Figueirense

O jogo do Mato Grosso estava cercado de curiosidades, pois este é o jogo que não acontece no ano passado, quando em forma de protesto os jogadores do alvinegro não entraram em campo, e desta vez, sofreram uma invasão no seu treino no sábado, e chegaram até a serem agredidos, já o Cuiabá vinha sem diversos jogadores para a partida. Em campo o Figueirense surpreendeu o Cuiabá fazendo jogo duro, e chegando inclusive a ser superior (sendo superior nos números de finalizações, 19×15, e escanteios com 7×1). O lance marcante foi quando Marquinho no último minuto fez um gol, que foi mal anulado pela arbitragem.

Paraná 0-1 América-MG

O jogo entre Paraná e América-MG foi no Durival Britto e o equilíbrio permaneceu durante toda a partida. Os números mostram que cada um teve 3 chutes certos ao gol e uma precisão parecida nos passes. O Coelho, aproveitando seu bom momento na B. Rodolfo fez o único gol da partida após receber passe na área e bater no canto superior paranista. O time mineiro ainda desperdiçou um pênalti.

Avaí 0-1 Ponte Preta

O Leão da ilha recebeu a Ponte Preta na Ressacada, o jogo importante para a Ponte, que se vencesse ia para a liderança. O Avaí vinha de derrota no clássico contra a Chape e precisava de uma boa atuação para dar tranquilidade para a equipe. O jogo foi entre um time de transpiração, contra um de inspiração. Os visitantes eram uma equipe muito bem ajustada, com as suas linhas bem adiantas e compacta. Já o mandante, o Avaí, era um time que não tinha jogadas em triangulações, e se destacava muito mais por suas jogadas individuais do que pelo o seu coletivo que estava muito abaixo. Apesar de tudo isso, foi um jogo equilibrado, decidido no detalhe, onde Pedro Castro vacila e comete um pênalti bobo, e o João Paulo acabou convertendo para a Ponte Preta.

Cruzeiro 1-0 Vitória

O jogo que fechou a sexta-feira de jogos foi no Mineirão entre Cruzeiro e Vitória. O time local com Ney Franco como treinador fez valer o seu mando de campo e mereceu até um placar mais largo ao final dos 90 minutos. O Leão que tinha vencido o Cuiabá na última rodada focou em se defender, mas mesmo assim sofreu na melhor partida da Raposa na Série B. O gol veio na etapa final com dois jogadores ex-Bahia, rival do Vitória, Arthur Caíke recebeu a bola na esquerda, cortou para dentro e cruzou na cabeça de Régis, que, na risca da pequena área, converteu.

O camisa 10 cruzeirense foi decisivo para o triunfo na estreia de Ney Franco (Fernando Moreno/AGIF)

Guarani 0-0 Brasil-RS

O jogo aconteceu às 11 horas da manhã, do sábado, no Brinco de Ouro da Princesa. A partida mostrou grande evolução do Guarani, principalmente na parte defensiva, mas o equilíbrio entre as duas equipes fez com que o placar não saísse do 0 a 0. Ao final, os donos da casa tiveram 61% de posse de bola e finalizaram 12 vezes contra 9 dos adversários. Com o empate o Guarani chegou aos 8 pontos e o Brasil aos 10. Durante o jogo o Bugre ainda perdeu o atacante Júnior Todinho machucado.

Sampaio Corrêa 0-1 Operário-PR

A partida do Maranhão marcou a continuidade na crescente do Sampaio Corrêa, entretanto ainda sem conseguir resultados. Durante os 90 minutos de jogo, ocorreram duas diferentes etapas, a inicial com muitas faltas, jogo muito truncado e parado no meio de campo, já a complementar teve boa evolução. Robson criou boas oportunidades para os mandantes, chegando a colocar a bola no travessão, e Pimentinha que entrou em seu lugar incomodou com a velocidade. Porém, o destaque do jogo se deu para o atacante Roger que fez o gol da vitória do Operário-PR, o qual encostou novamente no G4 com o resultado.

Dentro de casa, o Sampaio perdeu mais uma por 1 a 0 (Lucas Almeida/SCFC)

Náutico 3-1 Botafogo-SP

O Náutico recebeu o Botafogo-SP nos Aflitos e fez valer a precisão para sair vencedor da partida. O jogo foi movimentado e cheio de alternativas para ambos os times. Erick abriu o placar para os locais num chute de longe. Os outros dois gols saíram do mesmo modo, Jean Carlos recebeu e bateu no ângulo da equipe paulista. Rhaldney, ainda no primeiro tempo chutou do ‘meio da rua’ e mais um gol. No final da partida, Wellington Tanque somente diminuiu.

Oeste 2-1 CSA

O jogo dos desesperados aconteceu na Arena Barueri, se enfrentavam o último colocado e o penúltimo e a expectativa era de um jogo bem pegado. O primeiro gol só foi sair aos 45 minutos do primeiro, Pedro Junior de pênalti fez CSA 1 a 0. O gol de empate aconteceu ainda na primeira etapa, aos 49 minutos Luan empatou – Sim, é o Luan ex-Palmeiras. A virada do Oeste veio aos 15 minutos do segundo tempo com Salomão, ao final 2 a 1 para o Oeste. A equipe paulista agora chega aos 6 pontos e os alagoanos amargam a lanterna com apenas 4.

Classificação

A Série B tem um novo líder ao final da rodada 9, é a Ponte Preta, com 17 pontos. Mais duas equipes estão com a mesma pontuação, mas abaixo pelos critérios de desempate: Paraná e América-MG. Fechando o G4, Chapecoense (com dois jogos a menos) com 16 pontos. Três equipes vêm com 15 pontos cada: Operário-PR, Juventude e Cuiabá (com um jogo a menos). Mais três times com 13 pontos fecham a primeira parte da tabela: CRB (com um jogo a menos), Vitória e Náutico.

Na 11ª posição, vem o Brasil-RS (com um jogo a menos). Avaí está com nove pontos abaixo. Cruzeiro, Botafogo-SP e Guarani vêm com oito pontos cada, vantagem para a Raposa, que tem mais vitórias. Acima da zona de rebaixamento, Confiança (com um jogo a menos) com sete pontos. Na zona, Figueirense (com um jogo a menos) e Oeste com seis pontos. Sampaio Corrêa (com dois jogos a menos) e CSA (com dois jogos a menos), ambos com quatro pontos cada.