Especial

Bebeto, do Marítimo, concede entrevista ao Mercado do Futebol

Roberto de Jesus Machado, mais conhecido como Bebeto, nasceu em Lagarto (Sergipe), no dia 1 de janeiro de 1990. O jogador atua na lateral-direita

Aos 30 anos, Bebeto defende o Marítimo, de Portugal, desde 2017. Revelado pelo Bahia, na temporada de 2008, o lateral acumula no Brasil, passagens por clubes como Bahia de Feira, Paulista, Rio Verde, Caxias, São Bento e Moto Club.

1- Analisando o momento do Maritimo (mesmo com a paralisação devido ao Covid-19), o que você pensa que precisa ser feito pro grupo e pro clube melhorar a classificação na tabela do Campeonato Português? São 8 pontos de distância do primeiro clube na zona de rebaixamento. Da pra almejar coisas melhores assim que o futebol retornar?

R: Nosso objetivo é jogo a jogo. Estar melhorando individualmente e coletivamente, esse é o nosso pensamento. Estamos treinando em casa pra voltar bem, mas é claro que treinar no campo é diferente. Nossa expectativa, quando voltar, é de ganhar os jogos. Só assim vamos subir na classificação, esse é o nosso pensamento. O grupo está focado e almejamos o máximo de pontos possíveis, é isso que colocamos em nossa meta. É claro que queríamos estar la em cima, mas não estamos, então procuramos jogar bem, ganhar, pra subir.

 

2- Com 81 jogos, dois gols pelo Maritimo e quase quatro anos no clube, o que você tem a dizer em relação a sua carreira e evolução como atleta? Pretende permanecer na Europa? Qual você selecionaria como a sua melhor temporada no clube?

R: Tenho o maior orgulho da minha carreira. Sei de onde eu saí e sei onde estou. Só tenho a agradecer a Deus e a todas as pessoas que me ajudaram. Sou outro jogador, evolui muito aqui (na Europa) e aprendi muito. Eu pretendo permanecer aqui, gosto muito do estilo de jogo daqui, onde é um estilo mais rápido e onde a bola é mais rápida. Sobre a temporada, eu escolho a primeira, quando cheguei aqui.

 

3- Sua última passagem no Brasil foi pelo Moto Club, onde marcou um gol em seis jogos disputados. Qual foi a principal diferença sentida entre o futebol brasileiro e o futebol português, até mesmo europeu, levando em consideração a Europa League disputada pelo Maritimo em 2017/18?

R: A principal diferença é a intensidade, a estrutura do campo favorece muito e a bola chega mais rápido, o futebol é mais rápido. Em termos de qualidade eu acho que é parecido mas a diferença é a intensidade de jogo.

 

4- Aos 30 anos, você almeja que tipo de conquista em sua carreira?

R: Minha conquista foi dar uma casa pra minha mãe. Sempre foi um sonho meu, um sonho deles também, foi a minha maior conquista. Quero continuar jogando, aprendendo a cada dia e ser campeão pelo Marítimo.

Foto: Marítimo (Portugal).

 

5- O que carrega de mais importante nos clubes que passou no Brasil, como São Bento, Caxias, Rio Verde e Bahia? Pretende retornar ao futebol brasileiro futuramente? O Bahia seria prioridade, por ter te revelado?

R: Eu tenho carinho por todos os times que passei porque foram os que me abriram as portas. Tenho gratidão ao Santo Bento, Caxias, Paulista, Bahia de Feira e o Bahia, que me revelou, é o time que eu tenho maior carinho e respeito. Só tenho a agradecer ao clube por me abrir as portas quando eu mais precisei.

João Moreira

Apaixonado por futebol desde a infância e corneteiro nas horas vagas. Criador da página Meu Gigante! (@meugigante no Twitter). Cursando o ensino médio.

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025