MF em Ação

Real Rincon, a importante participação de Bonaire em competições caribenhas

Poucos conhecem o país, mas antes de comentarmos sobre futebol, vamos dizer que Bonaire tem 20 mil habitantes e uma extensão territorial de 288 km², o segundo maior arquipélago da região. A localização fica próxima da Venezuela e com influência holandesa faz parte das Ilhas ABC (Aruba e Curaçao participam também da trinca). Com pelo menos seis décadas de sua criação, o Real Rincon tem 11 conquistas da sua Liga Nacional (criada em 1960-1961), somente atrás do SV Juventus com 14.

Além disso, um tetra-campeonato da Kopa MCB (espécie de Copa Bonaire) entre 2012 e 2015, anteriormente chamada de Campeonato das Antilhas Holandesas que foi dissolvido em 2010. Na época era uma disputa entre clubes Bonairenses e Curaçauenses, já que Aruba deixou de fazer parte do regimento em 1º de janeiro de 1986 (dois times do país foram campeões da competição em 1965 e 1970). Porém, o ponto principal da matéria são as participações do Real Rincon em nível caribenho, sendo que sua trajetória começou em 2018.

A disputa entre as equipes do Caribe começou em nível menor já que existiam duas competições na região, uma entre os principais países e o outro com o restante dos locais. Na fase de grupos foi líder ao vencer o Hard Rock FC (Granada) por 3 a 1 e empatar com o Avenue United (São Vicente e Granadinas) por 2 a 2, na semifinal foi eliminado pelo San Francisco (Martinica) por 2 a 0 e conquistou o terceiro lugar ao superar o Nacional (Aruba) por 3 a 1. Em 2019, já não tão foi bem assim ao perder para Moulen (Guadalupe) e Weymouth Wales (Barbados), ambos por 1 a 0.

No ano passado não houve as disputas de ambos os campeonatos e em reunião preferiram juntar os dois cenários e fazer uma competição somente nesse ano, com todos os filiados do Caribe, menos Trinidad e Tobago que não teve o apoio devido de sua Federação durante a pandemia. Entre 15 e 25 de maio foi disputado na República Dominicana os jogos e Bonaire teve seu representante, o Real Rincon, todavia a liga nacional foi paralisada na décima primeira rodada não tendo campeão definido, ou seja, o elenco foi enfrentar equipes mais qualificadas sem o treinamento ideal.

O Metropolitan FA de Porto Rico foi o classificado do Grupo ao vencer seus dois jogos, o clube de Bonaire até resistiu por seis minutos, mas foi derrotado por 4 a 0. Contudo, contra o Delfines del Este da República Dominicana (tem no elenco o meia colombiano Guerra, ex-Palmeiras e Bahia) teve um revés de 10 a 0 no placar. Apesar dos resultados negativos, a primeira participação em maior nível foi interessante para evolução e no mais pode dizer que tiveram um holandês em seu elenco, ele se chama Jonas Klaas Lafeber (goleiro reserva).

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Leilão faz Santos ‘esfriar’ acerto certo para patrocinador master

Depois de estar próximo de anunciar seu novo patrocinador master, o Santos viu o negócio esfriar e vê o seu…

16 de abril de 2025

Sem definir novo técnico, Santos enfrenta Atlético/MG com Neymar em busca da 1ª vitória no Brasileiro

Com o retorno de Neymar, Santos busca sua primeira vitória no Brasileiro, mesmo ainda sem definir seu novo técnico para…

16 de abril de 2025

João Matos marca e celebra permanência do Braga B na Liga 3 de Portugal

O zagueiro João Matos, de apenas 22 anos, voltou a balançar as redes pelo Braga B na Liga 3 de…

15 de abril de 2025