Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo anunciou nesta quarta-feira (29), a chegada de seu novo técnico para a temporada 2022. Trata-se do português Paulo Sousa, que estava comandando a seleção da Polónia.
A escolha por técnicos estrangeiros tem se tornado tendência no Flamengo e no futebol brasileiro. Mas, antes mesmo de Jorge Jesus, sucesso recente, o Rubro-Negro já havia apostado em treinadores de fora do Brasil.
Conheça agora no Mercado do Futebol, todos os 12 treinadores estrangeiros que já passaram pelo clube Mais Querido do Brasil!
Primeiro técnico da história do Flamengo e primeiro estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira. Apesar de não ser muito lembrado, Platero protagonizou uma das situações mais inusitadas do futebol brasileiro: Treinou o Flamengo e o Vasco ao mesmo tempo em 1922.
Assumiu o Flamengo em 1925 e logo em seu primeiro ano conquistou o Campeonato Carioca, se tornando o primeiro técnico estrangeiro a conquistar um título pelo Rubro-Negro. Voltou a ser campeão estadual em 1927.
Primeiro técnico europeu a assumir o Flamengo, ficou no clube entre 1930 e 1931. A passagem não foi das melhores e o inglês acabou se destacando pelo Fluminense, rival do Mais Querido.
O técnico representou uma revolução no futebol brasileiro. Foi o responsável por implementar o primeiro sistema tático no país com o famoso “WM” – em que cinco jogadores se posicionavam no campo de defesa formando a letra “M”, e os outros cinco faziam igual no campo de ataque com a letra “W”.
O português que já havia comandado Departamento Técnico do clube recebeu a chance de se tornar treinador do Flamengo em 1947. Apesar de não ter conquistado títulos, o aproveitamento de Ernando chama atenção.
O treinador veio ao Brasil para a Copa de 1950 e acabou aceitando o convite do Flamengo para ser treinador. O português ficou apenas 3 meses no cargo e pediu para não receber salário.
Fleitas Solich é considerado um dos maiores técnicos da história do Flamengo. Comandou o Mais Querido em 526 partidas e ficou marcado por ter sido o primeiro treinador a escalar Zico, maior ídolo da história do Fla.
Bria trabalhou no Flamengo desde as categorias de base até chegar aos profissionais. O paraguaio acompanhou as transições de vários jogadores históricos, incluindo Zico e Maestro Júnior.
Primeiro e único treinador argentino da história do Flamengo, Renganeschi, conquistou o Carioca de 1965 pelo Rubro-Negro. Como jogador, atuou pelo Fluminense.
Tentativa recente, Rueda chegou ao Flamengo em 2017 após grande passagem pelo Atlético Nacional, da Colômbia. Ficou apenas seis meses no cargo, chegando as finais da Copa Sul-Americana e também da Copa do Brasil, amargando o vice-campeonato das duas competições.
O Mister dispensa apresentações. Teve passagem avassaladora entre 2019 e 2020, sendo considerado por muitos o maior técnico da história do Flamengo. Ficou marcado pela conquista do Brasileirão e da Libertadores na mesma temporada.
Sucessor de Jorge Jesus, Torrent teve bom aproveitamento, mas não caiu nas graças de grande parte dos torcedores. Acabou sendo demitido após goleadas consecutivas para São Paulo e Atlético-MG.
Acompanhe Paulo Oliveira no Twitter
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…