Flamengo faz últimos ajustes antes de Fla-Flu pelo Brasileirão

O Flamengo realizou os últimos ajustes visando o duelo contra o Fluminense nesta quarta-feira (9). A partida, com início às 21h30, é válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro vem de três vitórias seguidas e tenta “manter a paz” do espanhol Domènec Torrent diante o inchado calendário nacional.

Equipe treinou na manhã desta terça-feira (8) no Ninho do Urubu – Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O atual campeão brasileiro terá ao menos cinco desfalques para a partida. Bruno Henrique e João Lucas, de acordo com o clube, seguem em trabalho de recuperação de lesão. Os goleiros César e Diego Alves estão de quarentena após testarem positivo para a Covid-19. Com isso, Gabriel Batista deve seguir a frente da meta do rubro-negro. O atacante Pedro Rocha, com uma lesão muscular, deve desfalcar a equipe por ao menos 30 dias.

O artilheiro Gabriel Barbosa, o Gabigol, deve se juntar a Pedro no comando do ataque da equipe e voltar a ser titular. O atacante começou no banco de reservas na vitória contra o Fortaleza no último sábado (5) e entrou no intervalo para garantir os três pontos ao Flamengo com gol já nos minutos finais da partida.

Rodízio catalão

“Mistério” talvez seja o melhor termo para definir a possível escalação de Torrent. Adepto ao rodízio diante do desgastante calendário do futebol brasileiro, o técnico ainda não repetiu a escalação de uma partida para a outra.

A prática do treinador é explicada no livro “Guardiola Confidencial”, de Marti Perarnau. De acordo com o preparador físico Lorenzo Buenaventura, que trabalhou com Dome no Bayern de Munique:

Estudos médicos feitos na Itália demonstram que a recuperação após cada partida depende da alimentação do atleta. Assim, no terceiro dia após o jogo, quando se alimentou bem, o jogador recuperou 80% do glicogênio dos músculos. Somente 80%! Imagine se ele se alimentou mal… E depois de quatro jogos consecutivos em ciclos de três dias, o risco de lesão aumenta 60%“.

Domènec Torrent não costuma repetir escalações – Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Ou seja, com os jogos “quarta e domingo”, elenco e torcida precisarão se adaptar as trocas constantes. Além disso, o uruguaio De Arrascaeta e o zagueiro Rodrigo Caio, que atuaram nas últimas três partidas, podem ser os poupados da vez.