|

Participativo e comunicativo: Ceni impressiona nos treinos e busca sua primeira vitória

Contratado para o lugar de Domènec Torrent, Rogério Ceni não teve o menor tempo de implantar suas ideias nos treinos do Flamengo antes de sua estreia. Apenas algumas horas de preparação na última terça-feira (10) e mais algumas de puro tático na quarta, já fizeram o time mostrar uma enorme mudança de postura no campo.

Muitos desfalques marcaram a partida contra o São Paulo, no jogo de ida das quartas de finais, da Copa do Brasil. Como: Diego Ribas, Rodrigo Caio, Isla, Filipe Luís, Everton Ribeiro e Pedro. Apesar de apresentar um time absurdamente modificado, o Flamengo de Ceni impressionou e deixou a sensação de que o vencedor daquela partida poderia ser outro.

Para Rogério e sua comissão, esse jogo já é página virada no dia a dia, pelo menos por enquanto. Agora o rubro-negro concentra suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde se encontra na terceira posição, atrás somente do Internacional e do Atlético-MG.

O confronto da vez é válido pela 21º rodada, a segunda do segundo turno, para os mais chegados. Mas o foco principal agora está totalmente no Atlético-GO, adversário deste sábado, também no Maracanã.

A reportagem do MF teve acesso aos bastidores dos treinamentos de Ceni para o elenco do rubro-negro. Logo em sua primeira atividade pelo Flamengo, antes mesmo de enfrentar o São Paulo, Ceni concentrou sua atenção ao treinamento dos goleiros e até contribuindo aos preparadores.

Afinal, Hugo Souza, que será titular contra o Atlético-GO e Diego alves, poupado e enfrenta o São Paulo, somente na próxima quarta (18).

Dessa forma, as qualidades que mais se destacam no novo treinador, segundo os próprios jogadores, são a comunicação e sua severa participação nos treinamentos. Ceni aponta erros, elogia acertos e não deixa dúvida alguma para seus jogadores durante a preparação. Além disso, é participativo, em alguns momentos mais descontraídos, o mito, como é carinhosamente chamado, chega a cobrar faltas e é difícil vê-lo errar uma única cobrança.

Ceni também já foi ao gol e ajudou na marcação um a um, treinada nessa sexta (13). O que da para saber ao certo é que os atletas sentem uma diferença enorme dos treinamentos de Dome, para os de Ceni.

É muito cedo para avaliar o trabalho do ex-goleiro à frente do Flamengo, mas mudança de postura e uma maior sede de gol é, no mínimo, muito relevante.

Foto de capa: Alexandre Vidal/Flamengo.