Futebol Sul-Americano

Fase 1 da Libertadores: Liverpool sai em vantagem e Guaraní goleia na Bolívia

A Copa Libertadores 2021 começou nesta semana com três partidas da fase 1 para seis equipes. O jogo de abertura foi entre Liverpool, do Uruguai, e Universidad Católica, do Equador, no Estádio Parque Alfredo Victor Viera, em Montevidéu na terça-feira (23). Os outros dois jogos foram na quarta-feira (24) entre Universidad César Vallejo, do Peru, e Caracas, da Venezuela e Royal Pari, da Bolívia, ante Guaraní, do Paraguai.

Quem largou em vantagem nos mata-matas da fase 1 foram Liverpool e Guaraní. Os uruguaios venceram por 2 a 1 e podem empatar para avançar à fase 2. Já os paraguaios golearam em Santa Cruz La Sierra por 4 a 1 e podem perder por 3 a 0 em casa que avançam. Peruanos e venezuelanos ficaram no empate em 0 a 0.

Os jogos de volta serão na próxima semana. No dia 2 de março, terça-feira, a Católica recebe o Liverpool no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, às 22h30. Quem passar pega o Libertad, do Paraguai. Na quarta-feira, dia 3 de março, no Estádio Olímpico da Universidad Central de Venezuela, às 19h15, o Caracas joga ante a Universidad César Vallejo. O vencedor enfrenta o Atlético Junior, da Colômbia. A fase 1 é fechada com Guaraní e Royal Pari no Estadio Luis Alfonso Giagni, em Assunção, às 21h30. Desse confronto, sai o adversário do Nacional de Medellín, da Colômbia.

Primeiro jogo da Liberta 2021 foi entre Liverpool e Católica (Conmebol)

Liverpool (URU) 2-1 Universidad Católica (EQU)

No jogo de abertura da Taça Libertadores da América de 2021, o Liverpool recebeu a Universidad Católica e venceu os equatorianos pelo placar de 2 a 1. A partida começou bastante equilibrada, porém, era o time do Equador quem tinha as melhores oportunidades, chegando inclusive bem próximo de abrir o placar com Juan Tevez, no lance o jogador protagonizou um algo digno de Inacreditável Futebol Clube, pouco tempo depois o centroavante se redimiu e abriu o placar do jogo. Com o resultado desfavorável, o Liverpool foi pra cima e conseguiu ter o domínio da partida, porém, sem grandes chances no primeiro tempo, o placar acabou em 1 a 0.

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira acabou, domínio total dos uruguaios, e como era esperado o gol de empate veio. Após cobrança de falta perfeita de Dávila, o Liverpool marcou, 1 a 1. O jogo voltou a se equilibrar depois do marcador estar empatado, até que nos acréscimos, depois de falha na saída de bola da Universidad Católica, o atacante Martín Correa marcou e deu números finais a partida, assim, o Liverpool saiu vitorioso com o placar de 2 a 1.

Essa foi a primeira vitória do Liverpool na história da Libertadores

Universidad César Vallejo (PER) 0-0 Caracas (VEN)

O segundo dia de Libertadores começou com o duelo entre peruanos e venezuelanos, a jovem equipe do César Vallejo recebia os já tradicionais do Caracas. A primeira etapa da partida foi de muitos duelos e pouca inspiração ofensiva, apesar do domínio dos donos da casa – César Vallejo teve 70% de posse de bola, os goleiros pouco tiveram que trabalhar, e assim o placar ficou em 0 a 0.

A segunda etapa veio com os peruanos mais ofensivos e levando perigo ao goleiro Beycker Velásquez, do Caracas, grande destaque da partida. Os donos da casa chegaram a ter um pênalti marcado ao seu favor aos 42 minutos, porém, o atacante Mena cobrou para fora, e assim a partida se encerrou em 0 a 0. Talvez o ponto que mais chame atenção da partida tenha sido o número de cartões amarelos, foram 6 no total, 3 para cada time, sendo 5 deles aplicados na segunda etapa da jogo. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 3 de março, com mando de campo do Caracas.

Esse foi o primeiro empate da Libertadores 2021 (Conmebol)

Royal Pari (BOL) 1-4 Guaraní (PAR)

O jogo de fechamento das partidas de ida da fase 1 foi discrepante. Em Santa Cruz de La Sierra, o Royal Pari foi valente, mas esbarrou no bom time do Guaraní e também no azar. Para se ter uma ideia, os locais chutaram mais vezes (15 contra 11), mas só marcaram uma vez. O Cacique mandou cinco bolas ao gol e quatro entraram. O primeiro tempo foi tranquilo para os aurinegros. Aos 3 minutos, numa cabeçada que nem balançou as redes, Marín Colmán abriu o placar. Raúl Bobadilla ampliou ao tocar na saída do goleiro aos 19. No final da primeira etapa, Marín foi às redes de novo. 3 a 0.

Na etapa final, o treinador argentino Gustavo Costas, do Guaraní, já com a imensa vantagem recuou o time. O Royal Pari, foi para cima e criou algumas chances para diminuir o prejuízo. Faltou técnica e sobrou azar. Os bolivianos até marcaram de cabeça após escanteio aos 28 minutos com Rubillo Castillo. Mas na jogada seguinte, Fernando Fernandéz fez o quarto gol paraguaio e deu números finais.

Foto de capa: Conmebol

Texto produzido por Gabriel Neri e Tomaz Morais

Redação MF

As maiores e mais importantes notícias do Futebol você encontra aqui, seja qual for seu time!

Últimos Posts

De volta ao Santos, Bernardo firma objetivo principal da temporada

Um dos principais jogadores do Sub-20 do Santos é o meio-campista Bernardo. O jogador que foi titular e camisa 10…

8 de maio de 2024

Três anos após primeiro gol como profissional, Kevin Malthus relembra data marcante

No último sábado (4), o meio-campista Kevin Malthus comemorou o feito individual e com a camisa do Santos. Isso porque,…

6 de maio de 2024

Garantida nos playoffs, Tampa pede concentratação total na competição

Os playoffs do Campeonato Italiano de Futsal Feminino terão início neste domingo (05). O time a ser batido na competição…

3 de maio de 2024