O que esperar do Grêmio no Campeonato Brasileiro
Foram meses de espera, mas finalmente o Brasileirão irá voltar neste fim de semana. E o time de Renato Portaluppi recebe o Fluminense em casa após levantar a taça de campeão do segundo turno do estadual. Mas o que esperar do Grêmio no Campeonato Brasileiro?
Já estamos no oitavo mês do ano, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, os jogos foram adiados e os times voltaram à entrar em campo há pouco tempo. Em 2020, o Grêmio já disputou 17 partidas, com 11 vitórias, três empates e três derrotas, duas delas para o Caxias, com quem disputa a final do estadual nos dias 26 e 30 de agosto.
Já são 27 gol marcados, sendo oito do artilheiro Diego Souza, que estava em campo em apenas 12 jogos, e também deu o passe para seus companheiros marcarem em outras duas oportunidades. A defesa passou zerada em 10 partidas, e ao total, levou 12 gols.
Apesar de perder Everton Cebolinha, vendido para o Benfica de Jorge Jesus, o Grêmio tem na base uma boa opção para ocupar o lugar do artilheiro e principal jogador da equipe nas últimas duas temporadas: Pepê, que recentemente renovou seu contrato até 2024.
No comando do tricolor gaúcho desde setembro de 2016, Renato deixou a equipe entre os quatro primeiros colocados nas últimas três edições do Brasileirão. Além disso, venceu uma Copa do Brasil e esteve na semifinal em outras duas edições, e uma Libertadores com outras duas semifinais seguidas.
Mas em todos esses anos, o Brasileirão nunca foi uma prioridade do Grêmio. Chamado de “time copeiro”, o tricolor gaúcho sempre deu preferência para as competições mata-mata, mas com o reforço do elenco com peças-chave para posições carentes, o Grêmio aparece mais uma vez na corrida pelo título.