Oficializado como técnico do Inter em dezembro do ano passado, Eduardo Coudet chegou a Porto Alegre trazendo como premissa a maior utilização de atletas oriundos das categorias de base do clube. Hoje, quase seis meses depois do anúncio do treinador, o plantel colorado conta com 13 jogadores que recentemente saíram do CT de Alvorada, dentre um total de 39 profissionais.
Em 14 partidas realizadas até a parada do futebol, devido à pandemia de novo coronavírus, o argentino não usou nenhum jogador da base apenas uma vez, contra a Universidade de Chile, em jogo fora de casa pela Pré-Libertadores. Nas outras 13 oportunidades, Chacho botou em campo, pelo menos, um atleta.
A vitrine dos garotos estava sendo, em sua maioria, o Campeonato Gaúcho. O bom momento dos jogadores da base se mostrou tão eficaz que o já conhecido lateral direito Heitor conseguiu balançar as redes pela primeira vez como profissional em partida contra o Novo Hamburgo.
Mudando o cenário de 2019 do Inter, que gerava muitas críticas devido à falta de oportunidades para os jovens da base dadas por Odair Hellmann, Coudet trouxe para a temporada 2020 um elenco com 33% de jovens formados no clube. O argentino renovou nomes como Bruno Fuchs, apresentou novos rostos como Johnny e deu esperanças à torcida para futuros craques como Praxedes.
Veja todos os jovens das categorias de base do Inter que Eduardo Coudet já utilizou, em ordem de minutagem:
BRUNO FUCHS
Com mais minutos em campo comparado aos demais atletas (550 minutos), Bruno Fuchs já era um nome conhecido pela torcida colorada na temporada passada, mas com a chegada de Coudet, o zagueiro de 21 anos tornou-se titular absoluto desde que voltou do Pré-Olímpico, no início de fevereiro.
Desbancando o antigo titular e experiente Rodrigo Moledo, o paranaense se firmou como a nova dupla de Victor Cuesta e teve seu grande momento durante a partida diante o Tolima, na Colômbia, quando desarmou um adversário em contra-ataque perigoso que ameaçava o gol de Lomba.
Fuchs esteve em campo em sete oportunidades e hoje é sondado por diversos clubes europeus, como o Monaco, da França.
HEITOR
Também já conhecido pelos torcedores, Heitor é um dos nomes usados pelo técnico nos primeiros jogos da temporada 2020. O lateral direito entrou em campo quatro vezes, todas como titular, e marcou seu primeiro gol como profissional diante do Novo Hamburgo, em vitória colorada por 2×0 pelo Gauchão.
ZÉ GABRIEL
Terceiro mais utilizado por Coudet, o volante que também pode jogar improvisado como zagueiro ficou em campo 335 minutos defendendo as cores do Inter.
Zé Gabriel jogou em cinco ocasiões, sendo três delas como titular.
JOHNNY
O meia é uma das maiores novidades trazidas por Chacho e foi um dos únicos jovens a serem utilizados na Libertadores. Foi testado como primeiro volante, sendo peça fundamental no esquema tático do time. Johnny vestiu a camisa do Inter pelo profissional seis vezes e ficou em campo 329 minutos.
PEDRO HENRIQUE
O zagueiro estava disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior quando foi chamado por Coudet para integrar o grupo principal na pré-temporada.
Com apenas 19 anos, Pedro Henrique demonstrou segurança em seus quatro jogos com a camisa colorada e agora é visto com outros olhos pelo treinador argentino.
GUILHERME PATO
O atacante passou a fazer parte do elenco profissional do Inter após a disputa do título da Copinha contra o Grêmio. Com a moral de ter marcado na final, Pato, como é mais conhecido, jogou três partidas, sendo uma delas como titular, e ficou em campo durante 89 minutos.
ROBERTO
Da mesma geração de Bruno Fuchs e Heitor, o zagueiro já é conhecido da torcida colorada. Com Eduardo Coudet, Roberto disputou apenas um jogo, como titular, na estreia do Inter na temporada, quando o time bateu o Juventude por 1×0, no Alfredo Jaconi, em jogo válido pelo estadual.
PRAXEDES
O meia que ganhou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro é tratado como a principal promessa do clube na atualidade e teve cinco oportunidades de jogar pelo Inter, já tendo estreado na Libertadores.
Praxedes caiu nas graças do treinador e é sempre muito elogiado. “Ele é um jogador que me encanta. Ele tem muita personalidade, o que me agrada muito. Ele é muito parecido ao Lo Celso”, disse Coudet em entrevista a GaúchaZH em março.
O jovem de 18 anos ficou 63 minutos em campo e ainda não iniciou uma partida.
CARLOS EDUARDO
Pouco conhecido pelos torcedores colorados, o zagueiro de apenas 19 anos foi utilizado por Chacho na partida diante do Novo Hamburgo, pelo Gauchão. Na ocasião, Carlos Eduardo jogou toda a etapa complementar.
NETTO
Nome que vem causando muitas expectativas à torcida durante os últimos anos, Netto entrou em campo por um total de apenas 9 minutos, em dois jogos. Com 22 anos, o atacante ainda é uma promessa e é provável que seja mais testado por Coudet na retomada dos jogos, prevista para julho.
Os meias Zé Aldo e Cesinha e o meia atacante João Peglow não foram colocados em campo por Eduardo Coudet nos 14 primeiros jogos da temporada 2020.
Foto de capa: Ricardo Duarte/Inter
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…